A Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para artistas visuais de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira e Governador Valadares interessados em participar da mostra Renda-se Como Eu Me Rendi – 100 Anos de Clarice, que será montada no Espaço Reitoria em 2021 e exibida virtualmente nas plataformas da Procult, em função da pandemia de Covid-19.

A exposição será uma homenagem ao centenário de nascimento de Clarice Lispector, comemorado em 2020, reunindo artistas com atuação no campo das artes visuais, em linguagens distintas, “a fim de promover a diversidade da produção artística da cidade e incentivar o diálogo entre literatura e artes visuais”. 

De acordo com a convocatória lançada no último dia 10 – data em que Clarice Lispector completaria 100 anos –, as obras reunidas na exposição deverão ter como ponto de partida um fragmento literário da prosa clariceana, considerada um dos pontos mais altos da literatura brasileira. 

Cada artista poderá se inscrever com até três obras de sua autoria, que devem ser inéditas e produzidas com exclusividade para Renda-se Como Eu Me Rendi – 100 Anos de Clarice. 

A inscrição deve ser feita até 29 de janeiro de 2021, pelo e-mail cultura.ufjf@gmail.com. A exposição será aberta em data a ser definida. O resultado será divulgado em 19 de fevereiro de 2021, no site da Procult. A entrega das obras selecionadas acontecerá entre 19 e 26 de fevereiro.

Confira a Convocatória para a exposição Renda-se Como Eu Me Rendi – 100 Anos de Clarice

Outras informações: cultura.ufjf@gmail.com