O Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou sua apresentação de “The Splendour falls on Castle Walls”, realizada de forma totalmente virtual. Com música do britânico Frederick Delius (1862-1934) e letra do também britânico Alfred Tennyson (1809-1892), a apresentação foi fruto de um trabalho de muitos meses até a chegada ao resultado atual, desde o estudo dos primeiros aspectos da música, até as gravações e edição do vídeo final. Foram várias etapas de estudo, tutorias e monitorias, e revisões das edições – de áudio e de vídeo. Confira pelo Canal do Coro Acadêmico no Youtube. 

 Apresentação 

A apresentação contou com a participação de 23 cantores que, mesmo com impossibilidade de se reunirem durante a pandemia, lançaram a ideia de produzirem vídeos montados remotamente, à maneira de coro virtual. Assim, acatando a ideia como sendo a atividade principal do Coro durante o período de isolamento social. A principal dificuldade, portanto, foi encontrar um horário que fosse bom para a maioria, já que o horário anterior não funcionava mais. Em seguida, o grande desafio foi desenvolver um método eficiente de ensaios e produção de repertório, totalmente diverso da prática cotidiana, que era presencial. 

O processo contou com  duas etapas de edição: sincronizar vozes e imagens de todos os cantores, corrigir problemas decorrentes de gravações feitas por aparelhos caseiros em ambientes acusticamente inadequados, revisar dezenas de vezes cada naipe separadamente e todos os naipes ao mesmo tempo, primeiramente em áudio, depois em vídeo. As duas etapas se sobrepuseram, ao todo, demandaram quatro meses de intenso trabalho de uma equipe composta pela coordenação, cinco bolsistas e um voluntário. E foi assim que “The Splendour falls on Castle Walls” começou a ser ensaiada em abril em formato virtual e ficou pronta para ser publicada.

Responsável pelos projetos do Coro, Willsterman Sottani, destaca o processo em meio ao cenário atual: “Nossa experiência com “The Splendour falls on Castle Walls”, mais que com qualquer outra obra que tenhamos trabalhado em formato virtual, foi extremamente enriquecedora, decisiva e divisora de águas, porque nos ajudou a construir conhecimentos importantíssimos sobre grupos musicais virtuais amadores e estudantis: estrutura organizacional à distância; critérios para escolha de repertório adequado ao trabalho virtual; tecnicas de preparação do repertório para ensaio e gravação à distância; métodos de ensaio a distância; técnicas de gravação e edição a partir de equipamentos caseiros; e, finalmente, métodos para alcançar virtualmente um público que, até março, era majoritariamente presencial”. 

O Coro

O Coro Acadêmico da UFJF é um conjunto de projetos geridos pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) . O grupo surgiu em 2015 no interior da disciplina homônima ofertada pelo Instituto de Artes e Design (IAD) e teve sua primeira apresentação pública em julho daquele ano. Seu corpo de cantores é constituído por alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da UFJF, além de pessoas da comunidade integrada.  

Desde sua criação, o grupo já alcançou mais de dez mil pessoas em plateias presenciais e realizou mais de 70 apresentações em eventos musicais, acadêmicos, solenidades e produções próprias, incluindo séries de concertos didáticos em escolas públicas. O Coro Acadêmico da UFJF é um dos vários coros sediados na UFJF e o mais novo deles, com apenas cinco anos de existência. Ao lado dele, temos, por exemplo, o Coral Pró-Música UFJF e o Coral Universitário da UFJF.

Outras informações: Facebook 
Coro Acadêmico da UFJF