A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, nesta quinta-feira, 10, o empréstimo de notebooks para estudantes de graduação atualmente matriculados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A iniciativa da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) visa dar suporte aos alunos, em função da pandemia de Covid-19. A entrega das máquinas continua nesta sexta, 11, das 8h às 11h, e das 13h às 16h, na Central de Atendimento (CAT).

Iniciativa visa apoiar alunos matriculados no Ensino Remoto Emergencial e escolhidos conforme critérios definidos em edital (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os equipamentos emprestados são chromebooks novos, da marca Samsung, com tela 11.6″, 32 GB de armazenamento, 4 GB de memória, processador Intel Celeron N4000 e sistema operacional Google Chrome OS. Se o equipamento apresentar algum problema, o estudante precisará entrar em contato com a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade, para que a garantia do produto seja acionada. Os notebooks estão sendo doados em regime de empréstimo, que durará até o término do ERE na Instituição. Ao receber o aparelho, o aluno deverá assinar um termo de responsabilidade.

Os estudantes contemplados são bolsistas da Proae, escolhidos de acordo com critérios estabelecidos em edital. Eles devem comparecer à Central para adquirir o equipamento utilizando máscara, e levar uma caneta e documento pessoal com foto.

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Amorim, a distribuição dos notebooks se faz necessária para que a instituição possa oferecer ensino de qualidade. “A disponibilização de equipamentos para os estudantes nesse momento é muito importante porque promove, de maneira geral, uma inclusão digital de muitos estudantes da universidade que ainda não têm acesso de maneira mais ampliada a tais máquinas. Além disso, os notebooks chegam em boa hora, já que iniciamos, na próxima semana, o segundo semestre de 2020. Eles podem assim permitir maior participação, integração e produção de conhecimento e qualidade na formação.”

Alexandre Nogueira, graduando do sétimo período de Medicina Veterinária, é um dos estudantes contemplados e recebeu seu equipamento nesta quinta-feira. Para ele, o Ensino Remoto Emergencial foi um desafio, mas também uma boa novidade. “No ERE, os professores disponibilizam vídeos e artigos científicos como materiais complementares às disciplinas, e um notebook como este contribui muito para nossa formação.”

Além do empréstimo de notebooks, outras iniciativas da Proae, como os editais de Auxílio Digital Graduação; Auxílio Digital Pós-graduação e Auxílio Emergencial Graduação, lançados em agosto, visam a inclusão digital e o apoio aos estudantes da Universidade, diante do contexto de suspensão das atividades presenciais.

Mais informações
Pró-reitoria de Assistência Estudantil