Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGSCO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luciana Ferreira da Silva – com a tese “Escola pública e pentecostalismos: distância territorial, dinâmica religiosa e sociabilidade no espaço escolar” – foi aprovada como finalista no prêmio de excelência acadêmica 2020 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O trabalho foi orientado pela professora Rogéria Campos de Almeida Dutra. A premiação acontecerá na próxima sexta-feira, dia 11, no 44º Encontro Anual da Anpocs, que está sendo realizado on-line.

A tese desenvolvida entre 2016 e 2019, tem como objetivo identificar quais eram as situações em que as religiosidades pentecostais emergiram no ambiente escolar público, compreender os sentidos que estavam implicados na emergência dessas religiosidades e as relações estabelecidas entre a escola e os sujeitos pentecostais ali presentes. Com esse foco, a pesquisadora elaborou uma etnografia, unindo os dados coletados à suas referências teóricas. Para realizar o trabalho, Luciana frequentou, durante um ano e meio, duas escolas públicas, uma estadual e outra municipal, traçando o perfil religioso dos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Foram feitas, ainda, entrevistas com familiares dos alunos que se declararam pentecostais, com antigos moradores e pastores das igrejas evangélicas do bairro.

Além de mestra e doutora em Ciências Sociais pela UFJF, Luciana também é professora de Educação Física em outra escola municipal de educação infantil. Segundo ela, a tese é resultado de uma professora da educação básica estudando a escola, as relações que acontecem dentro do estabelecimento de ensino. “É um trabalho pioneiro sobre esse tema, de como a religião evangélica penteconstal vem se entranhando no ambiente escolar e toda sociabilidade que acontece ali. Dialoga com professores da rede básica de ensino e acho que desperta o interesse de eles lerem, se informarem e saber que tem alguém que estuda essa dinâmica.”

Luciana acrescenta, ainda, “estudei sobre a religião evangélica pentecostal. Como o crescimento do pentecostalismo vem se comunicando e, entre aspas, pautando ou querendo pautar práticas pedagógicas dentro das escolas públicas. A importância dessa tese é que ela trata de um tema extremamente atual, relevante, fala de periferia e, sobretudo, do cotidiano escolar.  Busquei entender como a influência do pentecostalismo reflete nos conteúdos de ensino, no cotidiano e na dinâmica escolar”.

Segundo a professora e orientadora, Rogéria, o resultado significa um reconhecimento do trabalho realizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, destacando, também, a importância da pesquisa. “Foi um trabalho muito interessante, pois, quando nos aproximamos de uma realidade, passamos a conhecê-la. É uma realidade que está presente não só em Juiz de Fora, mas é uma tendência no Brasil. A pesquisa tem o papel de dar visibilidade a esse fenômeno de uma forma mais qualitativa. O trabalho de orientação da Luciana sempre foi muito instigante, pois ela sempre trazia fatos de um mundo social que a gente não conhecia .”

Prêmio

O Excelência Acadêmica foi criado em 2013 pela diretoria da Anpocs, com o intuito de reconhecer as contribuições acadêmicas, o impacto da produção intelectual, e o trabalho institucional em prol da área das ciências sociais realizado pelos pesquisadores. São três categorias: Antropologia; Ciência Política; e Sociologia, considerando-se as diferentes áreas de atuação das Ciências Sociais.

Outras informações: 44º Encontro Anual da Anpocs