As 26 personalidades indicadas receberão em suas casas a condecoração (Foto: Alexandre Dornelas)

Em 2020, a tradicional cerimônia solene da entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, considerada a maior honraria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será adaptada às excepcionalidades da pandemia e acontece de forma on-line, via YouTube. A comemoração será no próximo dia 17, quinta-feira, às 20h, antecipando o aniversário de 60 anos da instituição no dia 23 do mesmo mês. 

A Administração Superior e as unidades acadêmicas já indicaram os 26 nomes, dos mais diversos campos de atuação, que compõem a lista.  Entre eles, o ex-vice-reitor da UFJF José Luiz Rezende Pereira, primeira vítima do novo coronavírus em Juiz de Fora. Professor da Faculdade de Engenharia, do Departamento de Engenharia Elétrica, José Luiz fazia parte da instituição desde 1993, aposentou-se em 2018, porém continuava desenvolvendo pesquisas em sua área.  

A lista traz outras homenagens em memória de docentes que faleceram este ano. Segundo o reitor Marcus David, “a medalha JK é um dos maiores reconhecimentos que se faz àqueles e àquelas que se dedicam ou dedicaram seus conhecimentos para a universidade e para a sociedade. É a melhor forma que temos de dizer obrigado.” 

Outro destaque é o professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE) Ilya Lvovich Shapiro, que figurou entre os 600 cientistas brasileiros mais importantes do mundo, elencados pela lista publicada pela Universidade de Stanford, em outubro.

O evento deste ano, cuja transmissão será aberta ao público interessado, marca o encerramento das comemorações voltadas aos 60 anos da Universidade – uma série de atividades envolvendo reportagens, lembranças da comunidade, fotos, vídeos e concurso.

Medalha Juscelino Kubitschek

A Medalha JK foi criada pela Universidade Federal de Juiz de Fora ainda em 2003 com a intenção de homenagear ex-alunos que se destacaram no cenário nacional. Em 2016, a honraria se estendeu também aos docentes, técnico-administrativos em educação e também a pessoas da comunidade que prestaram serviços importantes à instituição.

Carregando o nome do presidente que criou a UFJF em 1960, a medalha possui enorme valor simbólico e visa reconhecer profissionais que atuam ou já atuaram e contribuíram para a história da instituição. 

Indicados