A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará, pela primeira vez em sua história, a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os preparativos para o 73ª edição do evento, que acontece em 2021, estão em andamento. Foram pré-selecionados três temas com perfil transversal, contemplando todas as áreas do conhecimento. A votação on-line para a escolha do tema, aberta para professores e técnico-administrativos em educação, acontece entre esta quinta-feira, 3, e domingo, 6 de dezembro. O processo será realizado por meio de formulário do Google Forms enviado para o e-mail institucional. Cada servidor pode votar somente uma vez.

O objetivo das reuniões anuais da SBPC é debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. Os encontros ocorrem de maneira ininterrupta desde 1949. As atividades contam com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

A participação da comunidade acadêmica em todo o desenvolvimento da 73ª reunião é muito importante. Além do envolvimento com a definição do tema, os pesquisadores serão convidados a propor mesas e minicursos, bem como a integrar, como avaliadores, os painéis da reunião.

Missão da SBPC

A Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência exerce um papel significativo na expansão e aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia. Também atua na difusão da ciência no país.

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico. Tem como missão contribuir, ainda, no desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Além disso, possui representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais.

A Sociedade integra o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com assento permanente. O órgão  governamental consultivo tem por finalidade debater sobre as políticas e ações prioritárias da ciência e tecnologia no país.