Evento, gratuito e on-line, conta com três dias de palestras de especialistas em enfermidades renais crônicas (Imagem: Pixabay)

Tem início nesta quinta, 3, e se estende até sábado, 5, a “1ª Jornada Internacional de atención interdisciplinaria en enfermedad renal crónica”, promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Subcomité de Ejercicio y Enfermedad Renal Crónica-Sociedad Chilena de Nefrología, Universidad de Concepción e Universidad Austral de Chile. O evento, on-line e gratuito, conta com a participação de palestrantes de Chile, Brasil, Espanha e Suécia. 

As palestras serão transmitidas via Youtube, através de um link de transmissão disponível no site de inscrição, onde também se encontra a programação completa do evento. O objetivo da jornada é abordar aspectos da atenção integral e interdisciplinar no atendimento de pacientes com doença renal crônica. De acordo com o professor da Faculdade de Medicina, organizador e também palestrante do evento, Maycon de Moura Reboredo, a jornada providenciará aos participantes novos conhecimentos nesta área, visto que serão abordados temas atuais sobre a assistência ao paciente com doença renal crônica de forma interdisciplinar, inclusive o impacto da Covid-19 a essas pessoas. 

A parceria com as universidades chilenas se deu, segundo Reboredo, devido a um Congresso Europeu de Nefrologia, no qual conheceu a professora Paula Mocoso, do Chile. “Ela me convidou para participar do Subcomité de Ejercicio y Enfermedad Renal Crónica da Sociedade Chilena de Nefrologia. Após o convite, iniciamos reuniões mensais para discussão de protocolos de atendimento, elaboração de projetos e preparação deste evento”. Para ele, a jornada é uma oportunidade de estabelecer parcerias entre as instituições, o que possibilitará a realização de novos protocolos de tratamento e projetos de pesquisa. 

Ministrante da palestra “Programas de ejercicio físico en pacientes con ERC en Brasil”, Reboredo afirma que abordará sua experiência de mais de 15 anos com exercícios intradialíticos para pacientes com doenças renais crônicas. “Comecei a trabalhar com exercícios durante as sessões de hemodiálise ainda na graduação, continuei no mestrado e doutorado e, atualmente, oriento alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado nesta linha de pesquisa. Adicionalmente, temos um serviço de fisioterapia no setor de hemodiálise do Hospital Universitário (HU-Ebserh-UFJF) desde 2018”.

A participação na jornada dá direito a certificado.