O Ramo Estudantil do “Institute of Electrical and Electronic Engineers” (IEEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 16 prêmios internacionais em novembro. Quinze deles foram recebidos durante a realização da Student Branch Regional Meeting (SBRM – Reunião Regional de Ramos Estudantis), um evento organizado pela 9ª região do IEEE, que compreende países da América Latina e do Caribe, nos dias 7, 8, 14 e 15 de novembro. A outra premiação foi obtida por um dos membros do ramo na Hackathon da Latincom, uma conferência latino-americana de comunicações organizada pela IEEE Communications Society, em 21 de novembro.

Na SBRM, o ramo foi premiado por desenvolver projetos técnicos, educacionais e sociais para melhoria de vida das pessoas, em diversas categorias, como atividades humanitárias, ética, fotografia, caso de sucesso, grupos de afinidade, melhor conselheiro, entre outros. Os destaques vão para as premiações em nível mundial, oferecidas pelo MGA Global Awards, nas categorias melhor conselheiro, Prêmio Darrel Chong, ramo estudantil exemplar e uma menção honrosa no Larry K. Wilson para voluntários de destaque. Confira a lista completa abaixo.

Segundo a estudante do curso de Engenharia Elétrica e presidente do ramo estudantil, Dalila Marques Affonso, as conquistas são importantes pois ressaltam o trabalho desenvolvido. “Elas nos colocam em evidência no IEEE, tanto no Brasil, como na América Latina. Com isso, somos convidados para participar de eventos de outros ramos e nossos voluntários são chamados para assumir cargos mais elevados. Nossa responsabilidade também aumenta, pois passamos a ser uma referência. Acredito que o diferencial está ligado a toda essa estrutura que montamos para incentivar e garantir a qualidade dos trabalhos.”

Desde o início da atual gestão do ramo, os concursos e premiações têm sido observados com cuidado pelo grupo, que escreve e revisa projetos e atividades a serem elaboradas. Quando os editais para as competições foram publicados, foi feita uma reunião para decidir quais trabalhos seriam submetidos, e também, para dividir as equipes de elaboração. Cada artigo é feito por três ou quatro autores. Para os concursos internacionais, os textos precisam ser em inglês e são traduzidos pela equipe de tradução, formada por integrantes do Speak Your Mind, um grupo próprio de conversação de idiomas. 

O ramo estudantil já participou em outras competições do tipo, porém a conquista de todos esses prêmios foi um fato inédito. “As participações anteriores nos ajudaram a melhorar para esse ano. Durante a escrita, pegamos o feedback recebido para evitar cometer os mesmos erros. O aprendizado certamente também foi um fator muito importante para o sucesso deste ano”, ressalta Dalila.

O Ramo Estudantil do IEEE é um segmento estudantil da Faculdade de Engenharia da UFJF, fundado em meados da década de 1990. É formado por discentes e docentes de vários cursos da UFJF e tem como principal objetivo o desenvolvimento e a execução de projetos técnicos, educacionais e sociais para a troca mútua, além de difundir os benefícios do IEEE para a atuação na vida estudantil e profissional das pessoas. O grupo ainda desenvolve parcerias com os segmentos da Faculdade de Engenharia através da participação ativa no Conselho dos Segmentos Estudantis da faculdade, além dos outros ramos estudantis no Brasil.

2020 IEEE R9 HAC HEC (Humanitarian Entrepreneur Competition) Regional Award
3º lugar – HACforanos: Dalila Marques, Mariana Antunes, Camila Rocha, Natã Carvalho e Carlos Alexandre

2020 IEEE R9 Student Ethics Competition
2º lugar – IEEE UFJF: Mariana Antunes, Matheus Borges e Rayane Nunes

2020 Regional Student Photo Contest
1º lugar – Home Office Photography Category
2º lugar – Technical Photography Category

2020 Regional Success Case – Student Branch Category
1º lugar – IEEE UFJF

2020 Exemplary Student Affinity Group
1º lugar – Sight UFJF
3º lugar – WIE UFJF

IEEE Outstanding Counselor and Branch Chapter Advisor
IEEE – UFJF: Luís Henrique Lopes Lima

Darrel Chong Student Activity Award – Silver Category
Projeto Mamãe WIE
IEEEscolas

2020 MGA Exemplary Student Branch
IEEE UFJF

2020 Larry K. Wilson Regional Student Volunteer Award
Menção Honrosa: João Lucas de Castro Santos

House Cup – Graham House
1º lugar: Mariana Antunes
2º lugar: Lucas Vantuir

House Cup – Einstein House
1º lugar: Carlos Alexandre

Hackathon Latincom
Carlos Alexandre (UFJF), Gabrielle Silva (UERJ) e Gustavo Viana (UnB)

Outras informações: Ramo Estudantil IEEE UFJF