A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza o curso “Plantas medicinais: saberes e práticas para o autocuidado”. A  iniciativa é oferecida por meio do canal do Youtube com conteúdo frequentemente atualizado sobre diversos temas da área da saúde. Os vídeos são produzidos para interessados em abordagens sobre qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

“Plantas medicinais” busca relembrar a prática ancestral dos chás, cuja presença em nossa cultura reportam a nossas raízes negras, indígenas e europeias. Conhecer mais sobre as plantas e seu poder medicinal  é resgatar o conhecimento popular e tradicional que foi construído ao longo de uma história de existência e resistência.

A enfermeira da Cossbe e idealizadora do projeto, Fernanda Mazzoni, afirma que o propósito do curso é  despertar um olhar sensível sobre si mesmo e sobre natureza,  e reforça a sua relação com a Universidade. “Penso que esse projeto pode beneficiar diretamente os trabalhadores da instituição ao contribuir com uma proposta diferente de olhar para sua saúde e apresentar recursos para passar com mais harmonia por momentos de desequilíbrio, podendo contribuir como uma forma de extensão das ações da universidade afora de seus muros, chegando a outras pessoas além da comunidade acadêmica.”

O projeto

Integrando o “Pró-Vida: Programa para a qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos da UFJF”, o projeto “Encontros da saúde: práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho” realiza cursos e oficinas desde 2018,  que apresentam e discutem temas relacionados à saúde e bem-estar físico e mental, promovendo reflexões sobre o processo saúde-adoecimento e sobre os recursos que podem auxiliar na vivência desse processo. O curso conta com práticas que estimulam o olhar para si e o autocuidado, a partir de uma perspectiva empoderadora e ampliada da saúde.

Outras informações: encontrosdasaude.ufjf@gmail.com