TropBEF 2020

A Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF, por meio do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza, em parceria com a Universidade Técnica de Munique (TUM – Alemanha) organiza o workshop internacional de Restauração Ecológica em ambientes tropicais (TropiBEF 2020).  O evento acontece nos dias 8 e 9 de dezembro inteiramente on-line através de webinários na Plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e limitadas. A programação conta com sete palestras internacionais, ministradas em inglês, sobre experimentos de biodiversidade e restauração de florestas, inclusive tropicais, de diversas partes do mundo.

Restauração ecológica de ambientes tropicais

De acordo com a Organização da Nações Unidas (ONU), a próxima década (2021-2030) será dedicada à restauração ambiental, como forma de estimular a recuperação da qualidade dos ecossistemas do planeta. “Também tem como foco a reversão de quadros como a perda da diversidade de organismos, serviços ecossistêmicos, propagação de doenças de potencial pandêmico e as mudanças globais”, relata André Amado, pesquisador do PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza e um dos organizadores do evento.

O evento visa integrar pessoas, conhecimento e diferentes experiências sobre experimentos de diversidade e funcionamento de ecossistemas (BEF) e a restauração de ecossistemas tropicais de alta diversidade degradados. Os experimentos BEF simulam a perda de biodiversidade através da montagem aleatória de comunidades de espécies variadas, podendo, assim, medir as funções do ecossistema. Grande parte desses estudos mostram que perda de biodiversidade pode reduzir o funcionamento do ecossistema. “Por outro lado, espera-se mostrar que o enriquecimento da biodiversidade na restauração melhore o desempenho dos ecossistemas restaurados”, aponta Amado.

No workshop serão discutidos diversos assuntos relacionados às oportunidades, desafios e soluções para a restauração ecológica de florestas tropicais. A partir de convênio firmado com a Universidade Técnica de Munique, na Alemanha e a UFJF, o evento promove palestras de pesquisadores alemães e brasileiros discutindo temas como os efeitos da diversidade de árvores no funcionamento do ecossistema florestal na Mata Atlântica, desafios e soluções para experimentos BEF em florestas tropicais secas e o planejamento desses experimentos a longo termo. Já nos dias 10 e 11, o workshop segue com atividades fechadas para o grupo de trabalho do Projeto BEF-Atlantic. “Teremos palestras mais específicas sobre a área e grupo de trabalho para delinear as metas de trabalho para 2021, bem como produtos do projeto”, esclarece Amado.

Projeto BEF-Atlantic

Segundo o pesquisador, o Projeto BEF-Atlantic, que propõe o desenvolvimento de restauração da Mata Atlântica, com o foco na biodiversidade de árvores, será apresentado durante o evento. Além disso, durante o Tropi-BEF, será criada a rede brasileira de projetos de restauração, com foco na relação entre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. “Essa rede vai integrar pesquisadores e projetos de restauração em diferentes biomas brasileiros e servir como referência para a criação de novos projetos e experimentos de restauração ecológica”, explica.

O projeto será implantado em outubro de 2021 na Fazenda Experimental do Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (Niassa/UFJF), localizada às margens da represa de Chapéu d’Uvas, no município de Ewbank da Câmara e inaugurado no final de 2019. O Projeto BEF-Atlantic tem como objetivo fornecer diretrizes claras para a restauração ecológica eficaz da biodiversidade e funcionamento de áreas degradadas de Mata Atlântica. “Com a realização do Tropi-BEF e do projeto BEF-Atlantic, a UFJF dá um importante passo na direção da restauração da qualidade ambiental”, aponta Amado.

TropBEF 2020

Experimento BEF-Atlantic