Estudantes participaram de capacitação com agentes comunitários. (Foto: reprodução)

Estudantes e docentes do Departamento de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) concluíram, na última semana, a capacitação “Covid-19 e o uso de EPI’s no contexto da Atenção Primária em Saúde”.  A ação integra as atividades da disciplina Atenção Integral e Interdisciplinar à Saúde, ministrada no quinto período do curso.

Durante os cinco encontros, que começaram em outubro, agentes comunitários de 51 municípios aprenderam sobre proteção própria e segurança coletiva, a partir do uso correto dos equipamentos. A iniciativa foi realizada em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares. Durante a avaliação final da capacitação, os participantes demonstraram satisfação com a experiência, e a importância de ampliar os conhecimentos com material de qualidade, aulas bem instruídas e abertura ao diálogo.

Os ensinamentos foram repassados pelos discentes, que atuaram como preceptores da capacitação, sob supervisão das professoras Maria Gabriela Bicalho e Simone de Pinho Barbosa. “No atual contexto de recrudescimento da pandemia do novo coronavírus, consideramos que a atividade tem impacto importante, pois aprimorou os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde e suas possibilidades de proteção de si e dos usuários. Constitui, por isso, ação relevante do campus GV no atual contexto sócio-sanitário da região”, explica Maria Gabriela.

Após aulas de capacitação, discentes se reuniram com as professoras para avaliar atividade. (Foto: reprodução)

Além das ações de capacitação, os estudantes acompanharam, nesta quinta, 26, um encontro de avaliação da atividade desenvolvida. Segundo as professoras, foi a oportunidade de analisar a aprendizagem construída e seu impacto na formação acadêmica, no aprendizado sobre gestão e educação em saúde, bem como a respeito do conhecimento de realidades diferentes das vivenciadas no contexto acadêmico.