Três servidores foram empossados nesta terça-feira, 24, no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em razão da pandemia de covid-19, a cerimônia foi realizada de maneira remota pela plataforma google meet.  Os novos membros são professores e irão atuar nos departamentos de Medicina (2) e Educação Física (1).

Ao parabenizar os recém-empossados, o diretor-geral Peterson Andrade destacou a importância do trabalho que os três realizarão na universidade. “Vocês são muito bem-vindos para compor esse time, que tem um impacto social que não conseguimos mensurar. A universidade é um espaço para debate de questões sociais, desenvolvimento de pessoas, formação crítica, e certamente vocês chegarão para contribuir”.

João Paulo trabalhou no Centro de Controle de Infecção Hospitalar e atuou como plantonista no pronto socorro adulto do Hospital Municipal de GV (Foto: Pedro Hiago)

Dentre os novos servidores, há um antigo conhecido da UFJF-GV. Egresso da terceira turma de Medicina, João Paulo Moreira Rigueira, retorna à instituição após 15 meses, agora como professor. “É muito gratificante fazer parte da universidade que me formou. Eu vejo que é uma oportunidade de devolver para a universidade tudo que ela me propiciou. São muitos desafios, eu vi a UFJF-GV começar. Hoje o curso de medicina enfrenta muitas dificuldades principalmente por conta do ensino remoto, dos estágios. E ter sido um estudante da UFJF-GV me dá uma visão diferente destas dificuldades. Como professor eu espero contribuir com uma visão arejada de como podemos solucionar esses desafios, tornar o ensino da medicina ainda mais inclusivo, moderno, no sentido de estar ainda mais próximo das necessidades da população”.

Érico recebe de Eneida Lopes, da Coordenação de Gestão de Pessoas, o termo de posse (Foto: pedro Hiago)

Além de João Paulo, o departamento de Medicina conta com o reforço do professor Érico Ribeiro Netto. Formado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Érico acredita que pode colaborar com o crescimento da UFJF em Governador Valadares. “Estou muito empolgado, sou formado pela UFMG e conheço de perto a qualidade das universidades federais. Ter uma destas instituições em Governador Valadares é muito importante não só para fomentar o conhecimento da classe médica local, como também melhorar e ampliar o atendimento à população”.

Lidiane é mais uma integrante do departamento de Educação Física (Foto: Dante Rodrigues)

A terceira servidora recém-empossada atuará no Departamento de Educação Física. Natural de Guapé, no sul de Minas Gerais, Lidiane Aparecida Fernandes sempre sonhou em fazer parte da UFJF. “Eu conheço a UFJF desde quando eu quis ingressar na graduação, fiz meu curso de especialização em esportes e atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiência na instituição. Agora é grande a expectativa da retomada das atividades presenciais para que eu possa atuar em GV, conhecer as pessoas de perto e as necessidades da população local”.

A cerimônia de recepção dos novos professores contou ainda com a participação dos seguintes servidores: Lilian Dilon, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Emílio Mafalda Oliveira, da coordenação administrativa da UFJF-GV; Ana Letícia Alessandri e Maria Gabriela Bicalho, do departamento de Medicina; Ciro José Brito, do departamento de Educação Física; Cibelle Veloso, do departamento de Ciências Básicas da Vida;  Diener Maick Piske, do Núcleo de Tecnologia da Informação; e Maria Alice Vasconcelos, representando a Coordenação de Gestão de Pessoas.