Ariel em participação no Congresso de Investigação Músculo-Esquelética e Biomecânica (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisadores chilenos orientados por professores do departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foram aprovados nas bancas de defesa de dissertação realizada na Universidad Santo Tomás, em Santiago, no Chile.

O convênio entre a UFJF-GV e a instituição chilena permitiu que os pesquisadores Carlos Vargas Barrientos e Ariel Andrés Onãte Barahona viessem a Governador Valadares, entre os meses de setembro e novembro de 2019, fazer a coleta e análise de dados para as pesquisas, orientados, respectivamente, pelos professores Ciro José Brito e Andréia Queiroz.

Carlos Vargas durante defesa remota realizada em novembro de 2020 (Imagem: reprodução)

A dissertação de mestrado de Carlos Vargas, defendida em novembro de 2020, teve como foco o desenvolvimento de um novo protocolo de análise técnico-tática para lutas de Tae-kwon-do. “Este protocolo permite a treinadores e atletas analisar os combates com precisão e elaborar treinos e estratégias de combate contextualizadas. O artigo oriundo da dissertação já está aprovado para publicação em uma revista A2 Qualis Capes”, destacou o orientador Ciro José Brito.

Já o trabalho de Ariel Andrés, aprovado em abril de 2020, investigou a relação entre medidas antropométricas (peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências) e medidas de saúde (pressão arterial e força de preensão manual) com o desempenho em testes físicos em idosos de Governador Valadares. “Com base nos dados coletados foi possível observar que as medidas relacionadas à gordura corporal se relacionaram com um menor desempenho físico. Esse conhecimento apresenta uma aplicabilidade clínica importante, visto que nos auxilia a direcionar melhor as estratégias de intervenção para os indivíduos idosos que participam nos nossos projetos em Governador Valadares, visando a utilização de ações interprofissionais cada vez mais específicas para a melhora da saúde da população”, ressaltou a orientadora Andréia Queiroz.

Além da coleta de dados, os pesquisadores participaram de uma série de eventos acadêmicos, conforme destaca Ariel Andrés. “O primeiro deles foi na cidade de Governador Valadares com o Centro de Pesquisas Musculoesqueléticas, do professor Alexandre Barbosa. Viajei ainda com um grupo de alunos para o 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado na cidade de São Paulo pelo Centro de Estudos Laboratoriais de Atividade Física de São Caetano do Sul. Nesse mesmo congresso, tivemos a oportunidade de visitar a escola de educação física e esportes da USP e seu centro de pesquisa de pós-graduação. De lá viajamos para o Rio de Janeiro para participar do 6° Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate.  Foram três dias de um congresso muito bem organizado pela UFRJ”.

Chilenos em visita ao Pico da Ibituruna, acompanhados por colegas da UFJF-GV (Foto: arquivo pessoal)

Além das atividades acadêmicas, os pesquisadores estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer uma série de pontos turísticos sempre acompanhados por colegas da UFJF-GV. “O contato com os professores e alunos da universidade foi muito bom, fomos tratados com muita preocupação por todos. O amor que eles nos deram, nós apreciaremos por toda a nossa vida”, salientou Ariel Andrés.

Chegada de novos pesquisadores estrangeiros

De acordo com Andréia Queiroz, passada a pandemia de Covid-19, existe a possibilidade de vinda de novos estudantes estrangeiros. “Os chilenos poderão viajar para outros países assim que forem vacinados contra Covid-19 e, no Chile, existe a possibilidade de vacinação em janeiro de 2021”.

Para o professor Ciro, o intercâmbio com universidades estrangeiras é fundamental para o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFJF-GV. “Nosso programa de pós-graduação atualmente possui conceito 5 na Capes. Para progredirmos até a nota 6 temos que ser um programa de referência internacional. Assim, ter alunos de outros países que buscam estudar em nossa instituição mostra que estamos no caminho certo para tornar o programa de pós-graduação uma referência internacional. Para os nossos alunos, sejam de graduação ou pós, trata-se de uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com um estudante de outro país. Tal fato enriquece nossa convivência como uma universidade aberta a oportunidades internacionais”.