Trabalho “Vazios urbanos”, no Mergulhão, venceu o Prêmio Rosa Kliass (Foto: Divulgação)

Trabalho “Vazios urbanos”, no Mergulhão, venceu o Prêmio Rosa Kliass (Foto: Divulgação)

A ex-aluna de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Júlia Paglis, recebeu o Prêmio Rosa Kliass no IV Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem pelo seu trabalho de conclusão de curso intitulado “Vazios urbanos: ensaio sobre presença e significâncias na paisagem urbana”. A jovem foi a premiada na Região 3, que engloba estudantes de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado no Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (Enepea) no dia 19 de novembro.

Sob orientação da professora do departamento de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo (DPHT), Ana Aparecida Barbosa Pereira, Júlia propôs a execução de uma instalação urbana que revelasse o potencial do vazio no espaço urbano conhecido pela população de Juiz de Fora como “Mergulhão”, na avenida Barão do Rio Branco, a fim de investigar se esse local manifestava-se como potência e promessa para a população transeunte que o utiliza.

Compreendendo o papel da arte na cidade, para aludir tudo aquilo que não tem lugar, a ex-aluna adotou a elaboração das cartografias corporais e a instalação urbana da técnica do bordado. A escolha do local foi árdua. Julia procurou em Juiz de Fora uma oportunidade de aplicação prática para sua monografia. Ela chegou a andar 70 km na cidade em busca de identificar espaços para desenvolvimento de seu TCC. 

Júlia enfatiza o papel da UFJF, principalmente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), em sua conquista. “Acredito que o prêmio para uma aluna da UFJF possa ser um reflexo, ou de algum modo uma retribuição, ao ensino e às oportunidades que me foram dadas ao longo da graduação. Em um momento tão delicado para as universidade públicas, sinto que o prêmio é uma maneira de reafirmar a importância do ensino que recebi: público, gratuito e de qualidade.” 

A professora Ana Barbosa destaca o Laboratório de Paisagem (Lapasa) da UFJF para a formação dos estudantes. “Poder contribuir na formação dos alunos de maneira alinhada com o pensamento nacional mostra que temos uma responsabilidade grande com a formação desse profissional, para uma adequada intervenção na paisagem na qual a cidade é um elemento importante.” 

A orientadora enfatiza também o poder feminino na Arquitetura e a importância da determinação dos alunos e alunas para a realização de conquistas no meio profissional. Ela acredita ser necessária a ampliação da carga horária dos projetos da arquitetura da paisagem, na expectativa de a disciplina melhor contribuir com a cidade.

A cerimônia de premiação pode ser assistida no Youtube.

Prêmio Rosa Kliass

O concurso universitário tem por objetivo reunir projetos de arquitetura paisagística de modo a investigar quais iniciativas sobre o tema vêm sendo realizadas no âmbito acadêmico. Rosa Grena Kliass, que dá nome ao prêmio, é uma arquiteta-paisagista brasileira, considerada uma das mais importantes na história do Paisagismo nacional moderno e contemporâneo.