Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário da Rede Mineira de Grupos de Estudos sobre os Fundamentos do Serviço Social, podendo ser realizadas até o próximo domingo, dia 29. O formulário está disponível neste link, e o evento acontecerá entre os dias 1º e 3 de dezembro. As atividades serão transmitidas pelo canal do curso de Serviço Social da Unimontes no Youtube sempre às 19h. O seminário é gratuito e oferecerá emissão de certificado aos que participarem de pelo menos dois dias. 

Girando em torno do tema “Fundamentos do Serviço Social: um debate sempre necessário para o enfrentamento do conservadorismo”, as atividades contarão com a participação de  dois grupos de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esses grupos debatem os fundamentos do Serviço Social e integram a Rede Mineira, juntamente com os grupos de estudo da Unimontes e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que promovem o evento. 

Segundo a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social da UFJF (GEPEFSS), Marina Castro, a participação na rede contribui para a interlocução entre grupos de pesquisa sobre os fundamentos do Serviço Social em Minas Gerais. Sendo, assim, um espaço coletivo de articulação e desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o tema. Para ela, o evento possibilitará a construção de estratégias políticas, acadêmicas e científicas de fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social em Minas Gerais. 

“O evento conta com expoentes de referência no debate dos fundamentos do Serviço Social brasileiro, e a temática central visa contribuir para desvelar as contradições do tempo presente, especialmente o avanço do conservadorismo, e seus impactos para o Serviço Social” , ressalta Marina. 

Avanço do conservadorismo

Para a coordenadora do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas da UFJF (SSMSPP), Carina Moljo, analisar o avanço do conservadorismo no Brasil é desvendar o real. “Quando pensamos nos Fundamentos do Serviço Social, pensamos na forma de compreender a profissão, de analisar como ela se expressa, como ela se objetiva, e este conhecimento somente pode ser construído a partir do conhecimento do Serviço Social no âmbito das relações sociais. A construção deste conhecimento sempre parte do real, da história em movimento, portanto, desvendar o real hoje implica em analisar como o conservadorismo vem avançando no Brasil, quais as implicações para a profissão e como construir estratégias coletivas de enfrentamento.”

A primeira edição do seminário é destinada a pesquisadores, a docentes, a assistentes sociais e a estudantes que tenham interesse do debate dos fundamentos do Serviço Social. A programação contará com três dias de palestras, sendo a primeira delas “Fundamento do Serviço Social: do que se trata?” que terá a participação da assistente social, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rosângela Batistoni, e da assistente social e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Yolanda Guerra.   

Para Yolanda, sem a recorrência aos fundamentos críticos que orientam as profissões, não se pode responder ao tempo presente. “Para interpretar o tempo presente é preciso ter o domínio de uma teoria social que faça a crítica ontológica da sociedade burguesa  e das desigualdades de classe, raça, gênero, que ela naturaliza. Especialmente na associação entre  crise econômica, crise sanitária e crise política, a busca pelos fundamentos que as explicam nos ajuda a  não sucumbir diante do emergencial e distinguir  o que é excepcional não transformando-o em normal. Além disso, vivemos tempo de franco avanço de um pensamento ultraconservador que beira o reacionarismo e o fascismo de onde se faz necessário enfrentar obscurantismos, fundamentalismos, preconceitos, desqualificação do público, em especial, a educação gratuita, laica, democrática.”

Outras informações: Grupos de Pesquisa Serviço Social