Livro celebra chegada nas obras de arte moderna do poeta no Brasil (Foto: Valéria Faria)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza, por meio da Pró-reitoria de Cultura, o edital de chamamento público para a captação de recursos financeiros junto a empresas que estejam interessadas em investir na realização do livro “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”. O catálogo celebra a chegada no país das obras de arte moderna pertencentes ao poeta juiz-forano.

O catálogo apresenta-se como importante meio de difusão sobre as bases que formaram o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) como o conhecemos hoje, depois de 15 anos de sua fundação. O trabalho também comemora os 60 anos da UFJF, instituição que dispõe de um dos mais importantes acervos modernistas salvaguardados em um espaço universitário brasileiro.

O livro, organizado pela pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, tem 240 páginas, com tiragem de 3 mil exemplares e lançamento pelo Selo Mamm/UFJF. O conteúdo, amplamente ilustrado, mapeia a formação da coleção Murilo Mendes, relacionando os artistas e os textos sobre eles, abrangendo o período brasileiro, de 1920 a 1950; o período de missão cultural, de 1952-1956; e o período italiano, de 1957 a 1975.

Ismael Nery, Alberto Guignard, Candido Portinari, Vieira da Silva, Georges Braque, Max Ernst, Gino Severini, Pablo Picasso, Juan Miró, Victor Vasarely, Alberto Magnelli são alguns dos artistas nacionais e estrangeiros cujos trabalhos apresentam-se como representativos da importante rede de sociabilidade conquistada pelo poeta no país e na Europa. Desta coleção, poucas são as obras adquiridas, sendo a maioria ofertada a Murilo Mendes por amizade.

Em paralelo à publicação, há o projeto de realizar uma ampla exposição com os originais que compõem esse acervo, ocupando as galerias Convergência, Retratos-relâmpago e Poliedro nos dois patamares do museu. Também está prevista a realização da mostra em plataforma virtual, visando ampliar sua difusão, em face da relevância do tema e do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Quem pode participar

O edital é destinado a empresas públicas e privadas, que podem investir em cotas designadas como Ouro, Prata ou Bronze, dependendo do recurso disponibilizado, até o total de R$ 120 mil. Os detalhes estão explicitados no documento de chamamento público, disponível na página da Procult.

Para o pagamento, o investidor deverá assinar termo de compromisso de financiamento com a UFJF, conforme minuta integrante do edital. A carta de intenção e os documentos necessários para participação no projeto deverão ser enviados a partir desta sexta-feira, 20, até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2021, em PDF, para o e-mail secretaria.procultura@ufjf.edu.br.

Outras informações: Pró-reitoria de Cultura