Para fechar a programação de 2020 dos Seminários Virtuais do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta sexta-feira, dia 20, a palestra “Pentecostalismo e Antipetismo nas eleições presidenciais brasileiras (2002-2018)”, do pesquisador Victor Araújo. O evento ocorre pela internet e será transmitido pelo YouTube, a partir das 17h30.

Araújo é vencedor do Prêmio Capes de Tese 2020, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. A pesquisa premiada foi orientada pela professora Marta Arretche, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

O pesquisador abordará o antipetismo que, segundo ele, explica o voto de pelo menos 20% dos eleitores brasileiros para os quais a ideia de votar no Partido dos Trabalhadores (PT) é inaceitável e argumenta que os evangélicos pentecostais formam uma sólida base antipetista nas eleições presidenciais brasileiras.

O palestrante

Victor Araújo é doutor e mestre em Ciência Política pela USP e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e na Duke University, nos EUA. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Zurique, na Suíça, onde também cursa um segundo doutorado na área de Economia Política e Desenvolvimento.