A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concluiu, no dia 29 de outubro, as obras da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Liberdade) do Hospital Universitário (HU/Ebserh) da UFJF. O novo prédio fica localizado na unidade Dom Bosco do HU.

Novo prédio do Caps Liberdade fica localizado na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (Foto: Proinfra/UFJF)

As obras, que tiveram início no segundo semestre de 2019 e foram executadas em 450 dias corridos, custaram R$1.844.341,88. O investimento foi pago com recursos próprios da Universidade. O novo espaço conta com dois andares e 70 ambientes, divididos entre 11 consultórios, quatro salas para oficinas em grupo, área de convivência, área externa para atividades ao ar livre, salas de aula, de estudos, de observação, de reunião, de espera e da coordenação, posto de enfermagem, refeitório e copa para usuários e funcionários, vestiários, recepção, secretaria e banheiros.

Segundo a Ebserh, que administra o HU, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2021. Todo o processo de remodelação do projeto, passando pela licitação até a fiscalização das obras, foi executado pelas equipes técnicas da Proinfra e da Ebserh.

Segundo o superintendente do HU, Dimas Araújo, a parceria entre a UFJF, o Hospital Universitário e a Ebserh reforça a importância que essas instituições dão à formação de profissionais no campo da saúde mental. “O Caps do HU é pioneiro há 18 anos na prestação de serviços de saúde mental. Essa nova estrutura vai permitir um avanço qualitativo e quantitativo na formação de alunos, residentes e médicos em psiquiatria, e da residência multiprofissional”.

O pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Marcos Tanure, reforça a importância da atuação em conjunto dessas instituições. “Graças à parceria, conseguimos entregar essa obra tão importante, tanto para o HU quanto para a comunidade.”

Centro oferece serviços de saúde mental, como assistência social, atendimento psicológico individual e em grupo, terapia ocupacional, enfermagem e psiquiatria (Foto: Proinfra/UFJF)

Caps
O Caps Liberdade oferece uma gama de serviços de saúde mental, que envolve assistência social, atendimento psicológico individual e em grupo, terapia ocupacional, enfermagem e psiquiatria. O serviço, aberto a toda a população, é voltado exclusivamente a moradores da Zona Oeste de Juiz de Fora, que inclui bairros próximos ao campus, como São Pedro, Nossa Senhora de Fátima, Borboleta, Cascatinha e Teixeiras.

Para obter uma vaga, o interessado deve procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do seu bairro ou que seja de referência, onde será avaliado pelo médico do posto, que decidirá pelo encaminhamento ao Caps.