A estudante Michelle Chang superou outras 39 produções científicas concorrentes e venceu na categoria relato de caso. (Imagem: Pixabay)

O curso de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) ocupou novamente o lugar mais alto do pódio de um evento da área. A estudante Michelle Chang alcançou o primeiro lugar em uma das categorias da terceira Jornada Odontológica do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), de forma virtual, entre os dias 12 e 14 deste mês.

Chang apresentou o relato do caso de um paciente com inflamação da mucosa oral submetido a radioterapia de cabeça e pescoço, e que é atendido pelo projeto extensão Centro Especializado em Laserterapia Aplicada à Odontologia (Celao). O objetivo do trabalho foi reforçar a atuação do cirurgião-dentista durante o tratamento contra tumores. A estudante superou outras 39 produções científicas concorrentes e venceu na categoria relato de caso (graduação).

Para a discente, gratidão é o sentimento que fica dessa premiação. “Sou muito grata pela oportunidade e pela orientação dos professores na produção do trabalho. Fico muito feliz em poder apresentar um dos resultados do projeto de extensão Celao, permitindo compartilhar um pouco sobre a Odontologia da nossa instituição. Creio que apresentações em congressos e jornadas sempre nos estimulam a buscar por mais conhecimentos, e com a premiação, a sensação de dever cumprido é ainda maior”, afirma Chang.

Além da estudante, os professores da UFJF-GV Francielle Silvestre Verner e Pedro Paulo Lopes de Oliveira Júnior assinam o trabalho “Mucosite oral como manifestação bucal em paciente submetido ao tratamento antineoplásico: relato de caso”.

Já a orientação ficou a cargo da docente Fernanda Mombrini, que destacou que a premiação “representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no projeto de extensão que atua com protocolos baseados em evidências científicas e contribui para o tratamento é bem-estar dos pacientes oncológicos.”