O projeto de extensão Educação Financeira, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizou uma pesquisa para verificar e discutir as consequências imediatas da pandemia de covid-19 nas classes D e E.

De acordo com os autores, o trabalho poderá ser utilizado para auxiliar estratégias que possibilitem mitigar os impactos nas famílias que possuem renda per capita de até R$719,81, grupos que em conjunto perfazem 28,3% da população brasileira.  Para tanto, foram utilizadas bases de dados de estudos realizados por diversos órgãos, tais como: Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), Plano CDE, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Google e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Plano CDE, 51% dos indivíduos pertencentes a esses grupos, e que recebem até R$ 500 mensais, perderam metade ou mais da renda. O relatório do projeto de extensão ainda destaca o levantamento do IBGE que constatou o fechamento de mais de 7,8 milhões de postos de trabalho até o mês de maio em razão da pandemia, aumentando a taxa de desemprego para 12,9% no país.  “É inegável que tais indivíduos se encontram numa situação ainda mais fragilizada do que antes da pandemia, e talvez um mau gerenciamento de suas finanças anteriormente à crise pode estar trazendo ainda mais problemas no presente em conjunto com a interrupção de seus ganhos e consequentemente sequelas futuras em suas situações financeiras”, afirmam os autores do projeto Educação Financeira.

Por outro lado, o trabalho ressalta que o auxílio emergencial adotado pelo governo federal ajudou a amenizar os impactos negativos. “Após essa medida, a situação que antes era muito grave para a sociedade mais carente, teve uma melhora, apresentando resultados positivos no combate à crise, visto que entre o final de 2019 e junho de 2020 a parcela dos indivíduos em estado de extrema pobreza caiu de 6,2% para 3,3%, de acordo com dados do IBGE”.

A pesquisa “Os impactos da pandemia nas classes D e E” traz ainda uma série de outros dados e análises que podem ser lidos aqui. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Guilherme Eller Fidelis e Matheus Barros Santos, do curso de Ciências Econômicas da UFJF-GV; com orientação dos professores Sérgio Louro Borges e John Leno Castro dos Santos, do departamento de Ciências Econômicas.