O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 1º e 4 de dezembro, o “IV Seminário Internacional Diferenças e Educação: diferenças, currículos e formação docente”. O evento integra uma programação mais ampla composta pelo “IX Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógica” e pelo “Seminário Anual do Núcleo de Educação Inclusiva” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ao todo, estão disponibilizadas 350 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro através do site. A participação é gratuita e confere certificado. Após a inscrição, os interessados receberão as informações referentes à plataforma em que acontecem os seminários.

A professora da Faculdade de Educação (Faced) e pesquisadora do Neped, Katiuscia Antunes, conta que devido ao cenário pandêmico e a indispensabilidade de distanciamento social, os seminários acontecem de forma on-line, o que possibilita a realização compartilhada entre os três eventos. “O Seminário Internacional Diferenças e Educação já ocorre regularmente na UFJF e como este foi um ano difícil para todos nós, por conta da pandemia, decidimos articular os três eventos em conjunto, já que possuem temáticas em comum.”

No dia 1º de dezembro, às 14h, as atividades são iniciadas com a mesa redonda restrita aos membros do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógica, como pré-evento. Já no dia 2, a partir das 9h, a mesa de abertura oficial conta com a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcia Maria e Silva, e da professora da UFOP, Cláudia Aparecida Marliére de Lima.

O evento conta com uma série de mesas redondas sobre temas variados, como “Diferenças, Universidade e Formação Docente”, “Políticas Nacionais de Inclusão”, “Diferenças, Currículo e Direitos Humanos”, entre outros. Confira a programação completa.

“Temos vivido no Brasil, especialmente nos últimos dois anos, muitos ataques às questões relacionadas à diversidade, à educação, ao pluralismo cultural, enfim, à diversidade. Quando falamos de inclusão e de respeito às diferenças, estamos tentando reforçar mais uma vez que isso é um princípio fundamental para a educação em geral e para a escola inclusiva. Tratarmos essas temáticas nunca é demais, especialmente articulá-las com a formação de professores”, aponta Katiuscia.

O evento é voltado para professores e pesquisadores de instituições de ensino superior, professores da educação básica e estudantes de graduação e pós-graduação.

Seminário Internacional

O “IV Seminário Diferenças e Educação: diferenças, currículos e formação docente” dá continuidade à iniciativa de 2013, para contemplar, ao mesmo tempo, a comemoração dos 20 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) e a riqueza da discussão em torno das diferenças e da Educação. O debate busca compreender como essas questões que afetam o campo da diversidade e das diferenças vêm sendo abordadas no contexto atual, considerando o momento crítico que estamos atravessando no campo da política e da luta pela democracia e pelos direitos historicamente conquistados pelo povo brasileiro. Além disso, busca-se compartilhar conhecimentos e problematizar temáticas dos grupos de Pesquisas e Estudos do Neped e trabalhar conceitos e concepções de Diversidade, Diferenças e Educação, com o intuito de potencializar estudos e ações.

Observatório Internacional de Inclusão

O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica foi criado em 2015 a partir de uma rede de cooperação que se consolidou em virtude de pesquisas acadêmicas realizadas pelo Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (LaPeade/FE/UFRJ), associada a grupos de instituições educacionais de ensino, pesquisa e extensão, nacionais e internacionais. É formado por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras com a seguinte configuração geográfica: Portugal, Espanha (Europa), Cabo Verde (África), México (América Central) Chile e Brasil (América do Sul). No evento, realiza o nono encontro com o propósito de debater as políticas nacionais de inclusão e interculturalidade dos diferentes países participantes do observatório e aprimorar os debates e alinhamentos, internamente, entre os seus membros.

Seminário Anual do Núcleo de Educação Inclusiva

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), criado em 2006 e vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) da UFOP, tem como finalidade promover e desenvolver ações que contribuam para a institucionalização de políticas de inclusão e acessibilidade. O núcleo busca apoiar os estudantes, docentes e técnico-administrativos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O seminário anual visa divulgar e debater ações institucionais que assegurem o direito do público-alvo da educação especial, à educação superior e ao processo de validação da entrada. Ainda promove o debate sobre a profissão Intérprete de libras: tensões e desafios.

Outras informações: Evento IV SIDE/UFJF, IX OIIIIPE & Seminário Anual NEI/UFOP