A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 3ª instituição de ensino superior mais bem avaliada de Minas Gerais e a 26ª do Brasil, segundo a edição 2021 da versão para a América Latina do QS World University Ranking, publicada nesta quarta-feira, 11 de novembro. O ranking também coloca a UFJF como a 100ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, dentre as 410 avaliadas. 

“A avaliação baseia-se em indicadores relacionados predominantemente ao desenvolvimento de pesquisa na Universidade, que mais uma vez se coloca entre as principais instituições do país e da América Latina”, ressalta a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage.

Critérios

O QS World University Ranking, assim como outras iniciativas do gênero, adapta indicadores e sistema de pesos para comparar instituições de diferentes culturas e regiões. Para a América Latina, são atribuídos pesos de 30% para reputação acadêmica (opinião de docentes e gestores de universidades sobre qualidade de ensino e pesquisa); 20% para reputação entre empregadores (empresas informam onde obtêm os profissionais mais competentes e inovadores); 10% para relação professor-aluno, docentes com doutorado, citações por publicação e redes internacionais de pesquisadores; 5% para citações por corpo docente e impacto na web (eficácia do uso de novas tecnologias pelas instituições). 

Confira o ranking completo.