Discutir os desafios de companhias de distribuição de energia diante do aumento da capacidade de geração fotovoltaica em residências é um tema relevante no cenário mundial. Esse é o assunto central do webinar gratuito que será realizado nesta quinta-feira, 12, às 19h. A atividade faz parte de uma série de eventos organizados pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Para participar, os interessados devem preencher o formulário acessando o link. 

O convidado para ministrar o conteúdo é o professor da Universidade de Melbourne, Nando Ochoa. O pesquisador é referência na área de redes elétricas inteligentes, com publicações de impacto sobre o tema. O IEEE Minas Gerais é responsável pela organização, que também conta com o esforço conjunto de outros setores da instituição. O evento tem, ainda, o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge/UFJF). 

“Temos observado um aumento significativo no mundo inteiro da produção de energia fotovoltaica. No Brasil, este crescimento tem se acentuado nos últimos anos e se mantém como uma grande tendência, viabilizado principalmente pela queda nos custos dos sistemas”, diz o presidente do IEEE seção Minas Gerais, professor e pesquisador da UFJF, Bruno Dias.

Caminhos possíveis

Segundo o pesquisador, muitas empresas ao redor do mundo estão encontrando dificuldades para   permitir que clientes residenciais continuem a instalar sistemas fotovoltaicos. Esse fato ocorre devido aos potenciais impactos técnicos resultantes de altas penetrações.

A palestra irá apresentar e discutir como as distribuidoras podem aumentar a capacidade de inserção de geração fotovoltaica em suas redes de baixa e média tensão. Além disso, também abordará a viabilidade de exploração da capacidade de inversores inteligentes e sistemas de armazenamento de energia de bateria residencial.

“Os inversores inteligentes fazem parte de um conjunto de tecnologias emergentes que permitem integrar os recursos distribuídos, como a geração solar, de maneira mais eficientes à rede de distribuição. Assim, fornecem uma série de funções que melhoram o desempenho da rede elétrica”, destaca Dias. 

O pesquisador afirma, que o webinar é uma oportunidade – para estudantes, pesquisadores e interessados na área – de conhecer ou se atualizar em pesquisa e desenvolvimento de ponta realizados no mundo. Principalmente de forma gratuita. 

Outras informações: Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)