Iniciativa comemora do aniversário da ONG em JF e distribui kits para seis crianças em vulnerabilidade social que também aniversariam em novembro (Foto: Visualhunt)

O núcleo juiz-forano da organização não-governamental (ONG) Engenheiros sem Fronteiras (ESF), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completa este mês, cinco anos de atuação na cidade. Para celebrar, o ESF está promovendo uma ação em que realiza pequenas festinhas para seis crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que também fazem aniversário em novembro.

A comemoração acontece no dia 28, data simbólica de criação do núcleo. O ESF entregará a cada uma das crianças um kit festa para que possam celebrar com sua família. Para apoiar, basta acessar o site onde a ONG disponibiliza a lista de itens e escolher um ou mais para doar. As doações podem ser feitas até 27 de novembro.

Segundo a diretora de Comunicação e Marketing do núcleo, Flávia Moreira, a iniciativa já estava sendo pensada desde o início do ano, mas devido à pandemia, teve de ser adaptada. “Quando começamos a fazer o planejamento da atual gestão, queríamos um evento marcante para celebrar esta data e surgiu a ideia de proporcionarmos festinhas de aniversário para as crianças que normalmente não teriam condição para isso. Mesmo que de forma remota, escolhemos dar continuidade à ideia e proporcionar esse momento para elas. Teremos poucas pessoas envolvidas presencialmente, mas conseguiremos entregar as festinhas de aniversário. Temos o cuidado de garantir uma comemoração para poucas pessoas, apenas com familiares, evitando aglomeração”, explica.

Mesmo com o isolamento social, o ESF obteve um impacto ainda maior na comunidade com as ações sociais e projetos de gestão. Segundo Flávia, a maneira que encontraram para dar continuidade às atividades foi focar nos projetos de empreendedorismo. “Usamos os  conhecimentos da Engenharia de Produção para ajudar as instituições a contornarem as dificuldades advindas da pandemia. Fizemos projetos de planejamento estratégico e planos de marketing para várias instituições de Juiz de Fora”, conta.

Além das ações em comemoração ao aniversário, a ONG finalizou recentemente uma arrecadação envolvendo membros do ESF e trainees do processo seletivo para novos membros. Como resultado, o núcleo realizou a doação de quase três toneladas de alimentos, distribuídos entre diferentes entidades que promovem assistência básica na cidade.

Sobre o ESF
A organização não-governamental Engenheiros Sem Fronteiras realiza atividades, em sua maioria através de conhecimentos de Engenharia e Arquitetura, de forma gratuita. Os projetos mais recorrentes são reformas de instituições, captação de água da chuva, projetos para regulação de moradia, reformas elétricas, ações para promover a educação, sustentabilidade e empreendedorismo, além de diversas ações sociais e campanhas de arrecadação.

A organização está presente em 65 países e em mais de 70 cidades brasileiras. Integrado por estudantes e graduados em Engenharia e Arquitetura, o núcleo local da ONG foi criado em 2015, na Faculdade de Engenharia da UFJF, e já desenvolveu e executou mais de 70 projetos de forma totalmente voluntária, impactando mais de sete mil pessoas.

“Fazemos projetos principalmente para instituições pois entendemos que, quando atuamos dessa forma, impactamos todas as pessoas que a instituição atende. Mas também executamos projetos para famílias quando há demanda. O objetivo inicial era fazer apenas projetos, mas como lidamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, acabamos identificando outras demandas dessas mesmas pessoas, como arrecadações de alimentos. Por isso, fazemos as ações sociais de forma complementar”, explica Flávia.

Site da ESF
Instagram da ESF