Discutir acessibilidade, principalmente em ambientes construídos, a partir de uma perspectiva multidisciplinar é o objetivo da série de lives “Vamos falar sobre acessibilidade e inclusão?”. O evento é promovido pelo projeto de extensão “Acessibilidade no Espaço Interior” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e segue com programação até o dia 19 de novembro. Os interessados podem acompanhar as lives que começam sempre a partir das 19h, no perfil projeto no Instagram.

A cada noite, um participante do projeto irá receber um convidado para discutir sobre acessibilidade e inclusão. A ideia é que o convidado apresente um pouco da sua experiência, trajetória e reflexões para contribuir com a temática. O público-alvo é constituído principalmente por alunos, pesquisadores e professores de cursos de graduação e de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharias e Ambiente Construído e Construção Civil, bem como toda a comunidade que tenha interesse na discussão sobre os temas.

Segundo o professor e o coordenador do projeto, Frederico Braida, a iniciativa é um desdobramento do 3º Seminário de Acessibilidade: Limites e Possibilidades, o qual aconteceu em setembro deste ano. “Realizamos o seminário de maneira remota e percebemos uma grande aceitação do público. Por isso, resolvemos fazer outro debate com a temática da acessibilidade, já que é um assunto tão importante. Pelo fato de as lives serem algo mais informal, esperamos chegar mais perto das pessoas e ter acesso a um público diferente do seminário.”

O evento é vinculado aos grupos Intra e Leaud, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, assim como aos programas de pós-graduação em Ambiente Construído e em Comunicação da UFJF. No último dia das lives será disponibilizado um formulário on-line de avaliação, o qual também será considerado para apurar a presença dos ouvintes. Os que assistirem a pelo menos sete debates receberão certificado de participação com carga horária de cinco horas.

Veja a programação: