Estudantes do curso de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tiveram seus trabalhos reconhecidos durante a XXVII edição da Jornada Odontológica de Piracicaba, evento online promovido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), nos dias 29 e 30 de outubro.

O estudante Éwerton Machado conquistou o terceiro lugar na categoria relato de caso clínico com a apresentação “Can physical therapy treatment based on exercises be an alternative for temporomandibular muscle dysfunction?”, que buscou avaliar o efeito de exercícios de resistência muscular à fadiga por biofeedback, associados ao uso de dispositivo interoclusal, no tratamento de uma paciente diagnosticada com disfunção temporomandibular muscular. “Ficar entre os ganhadores representou uma grande conquista para mim. Em meio a excelentes apresentações e trabalhos de diversos estados do Brasil e América Latina, receber menção honrosa foi um incentivo para novos desafios”, destacou Éwerton.

O trabalho contou ainda com a autoria de Edmara Lúcia Pereira do Nascimento, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde pela UFJF-GV; Michelle Cristina Sales Almeida Barbosa, pesquisadora voluntária do Núcleo de Investigação em Músculo-esquelética pela UFJF-GV; e Rodrigo Furtado de Carvalho, professor adjunto do departamento de Odontologia da UFJF-GV.

Segundo lugar na mesma categoria, o trabalho “Rehabilitation of Van der Woude Syndrome Patients – A Case Report With 20 Years Follow-Up” apresentado pela estudante Emilly Dutra Amaral Meggiolaro, discutiu a Síndrome de Van der Woude, uma condição genética rara e que exige tratamento multiprofissional. “Apresentar um tema tão importante estando no terceiro período do curso foi muito gratificante, uma vez que anomalias craniofaciais e síndromes genéticas são os motivos pelos quais ingressei na odontologia. Dedico aos professores Carlos Alberto Carranza López e Kennedy Martinez de Oliveira, que são minha base na odontologia e meus exemplos diários. Eles fazem de Governador Valadares minha segunda casa”.

Para Kennedy Martinez de Oliveira, professor de Anatomia Humana da UFJF-GV, os resultados demonstram a capacidade da UFJF-GV. “Esses prêmios são o reconhecimento da qualidade do ensino e da pesquisa de nosso campus na área básica, principalmente, a do setor de Anatomia Humana. Além disso, premiações como essa, demonstram, inequivocamente, o preparo de nossos alunos”.

O empenho dos estudantes também é valorizado por Kennedy, que ressalta, por exemplo, a participação de Emilly em diversas atividades acadêmicas. “Emilly já participou de mais de uma dezena de congressos e jornadas (com várias premiações e/ou menções). Participou da organização de dois grandes eventos em fissurados labiopalatinos (com milhares de inscritos), da organização de dois capítulos de livros – sendo um já publicado e na participação efetiva de um artigo publicado recentemente em revista da área. Além da participação, pela anatomia, da organização de um livro”.

O resultado com todos os ganhadores do Jornada Odontológica de Piracicaba está disponível aqui.