Alunos, professores e pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão participando do 7º Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade (CinCCI), que neste ano ocorre de maneira remota. O evento tem como objetivo principal  reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir as atividades terciárias –  comércio, serviços e turismo – no ponto de vista da Arquitetura e Urbanismo. Os interessados ainda podem se inscrever on-line no site do evento.

O colóquio é organizado por diversas instituições e pela UFJF, que participa na organização e com apresentação de trabalhos desenvolvidos na área. Neste ano serão apresentados seis trabalhos desenvolvidos por alunos e pesquisadores da UFJF. A programação começou nesta terça-feira, dia 3 e se estende até ao próximo sábado, dia 7. As apresentações começam a partir das 13h45.

Segundo o professor da UFJF e integrante da comissão organizadora, Frederico Braida, o evento é um dos principais a abordar as relações entre comércio e cidade sob a ótica da Arquitetura e Urbanismo. “Estamos pensando no comércio no ponto de vista das trocas sociais, das relações humanas, de como isso rebate no espaço físico da cidade. Hoje, também pensamos no espaço digital, abordando o novo contexto do e-commerce e seus os impactos na cidade com as entregas a domicílio”, explica.

Em uma das apresentações desenvolvidas por pesquisadores da UFJF será abordado o comércio de alimentação em Juiz de Fora, o qual envolve feira livre, mercado, supermercado, atacarejos e como ele se projeta em uma escala regional.

Braida destaca a importância da participação da UFJF no 7º Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade. “O colóquio acontece presencialmente a cada dois anos e participamos desde a sua quarta edição. Estar em um evento de relevância nacional e internacional é fundamental para podermos criar diálogo entre os grupos de pesquisa que estudam esta temática, uma vez que a UFJF tem uma produção intensa na área.”

Na mesa de lançamento de livros, que acontece na sexta, 6, também será apresentado o e-book “Arquitetura e Urbanismo em Juiz de Fora: bancos, clubes, museus e universidades”, publicado pela Editora da UFJF. A obra foi organizada por pesquisadores da UFJF e está disponível gratuitamente neste link.

Outras informações e programação completa: 7º Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade