Autoritarismos, Democracia e Direitos Humanos serão alguns dos temas abordados durante o Colóquio Internacional Crises e Dilemas do Agora, promovido, nesta semana, pelo Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto. O evento conta com participação online de pesquisadores de universidades colombianas, argentinas e brasileiras, como a professora Tayara Talita Lemos, que representa o Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

A docente explica que a atividade visa refletir sobre as fissuras e desafios da política latino-americana, que, invariavelmente, foi submetida a regimes ditatoriais e ainda sofre com as dificuldades de transição e com as crises que advém dos resquícios autoritários. “No âmbito da pesquisa e das reflexões em ciências sociais, é fundamental que tais debates possam descortinar e traçar diagnósticos e prognósticos, ‘para que não se esqueçam e nunca mais aconteçam’ situações como aquelas ou, ao menos, possam promover esse desvelamento no nível do dever de memória que Estado e sociedade devam ter”.

Nesta terça, a partir das 19h, a docente apresenta o painel “Retrocessos e Transições”, com as pesquisadoras Vanuza Nunes e Raquel Possolo. “Nossa abordagem será em torno da transição de regimes autoritários para democráticos, mais especificamente sobre a ditadura civil-militar brasileira para a democracia”, comenta Tayara, que além de lecionar disciplinas vinculadas à democracia e participação democrática, coordena o Centro de Referência em Direitos Humanos da UFJF-GV.

A programação do colóquio se estende até a próxima quinta, com debates, grupos de trabalho e painéis digitais. As palestras serão transmitidas pelo Youtube, no canal @JessicaHoll.

Mais informações no site do evento.