Em parceria com o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o grupo Ressonâncias: música, mídia, literatura realiza o seminário Escuta aqui: questões sobre música, mercado e cultura hoje, que acontece nesta terça-feira, dia 3, e também nos próximos dias 10 e 17, das 18h às 20h.

O evento, organizado pelo professor Alex Martoni, reúne músicos, poetas, pesquisadores e produtores musicais, a fim de discutir novas relações entre música, mercado e cultura na atualidade, além de apresentar performances musicais.

Nesta terça, 3, a mesa “Quem precisa de gravadora, disco e crítico?” tem a participação de Luiz Alberto Moura (Universidade do Minho – Portugal/ Ressonâncias) e de Hugo Ferreira (Manager Omnichord Records, Presidente Why Portugal), e apresentação musical de Labaq (Portugal). Será discutido o papel de pequenas gravadoras diante das novas tecnologias que impactam a indústria musical e as obriga a se reinventar na atualidade, mas, ao mesmo tempo, cria formas de resistência. Também em debate, a função de selos e a relevância dos formadores de opinião e gosto.

No dia 10, a mesa “Que ressonâncias musicais há no tempo e no espaço de Juiz de Fora?” contará com Pedro Teixeira (UFJF/Ressonâncias) e as cantoras e compositoras Daniela Aragão e Laura Januzzi. A mesa será dividida em dois momentos. No primeiro, Daniela Aragão reflete sobre o resgate da memória dos artistas de Juiz de Fora; no segundo, Laura Jannuzzi avalia o Encontro de Compositores e a cena musical autoral da cidade. Por fim, o debate segue entre as conferencistas, os membros do Grupo de Pesquisa Ressonâncias e os inscritos no evento.

No dia 17, na mesa “Modernizar o passado é uma [r]evolução musical?”, Edmon Neto (UniAcademia/Ressonâncias), André Capilé (UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda) e Guilherme Gontijo Flores (UFPR – Universidade Federal do Paraná) vão observar e analisar os elementos culturais e linguísticos da música brasileira e sua ancestralidade por meio das técnicas de produção poético-musical, relacionando composições poéticas e musicais e reflexões sobre recursos tradutórios e política de linguagem. A finalização do evento conta com a participação musical de Édimo de Almeida Pereira.

Membro do grupo Ressonâncias, Luiz Alberto Moura destaca que, apesar das mesas serem diversas, os temas conversam entre si e proporcionam trocas de experiência:  “Vou fazer umas provocações sobre o indie num geral e como ele é hoje, dar algumas pinceladas sobre a minha tese e sobre o panorama indie aqui em Portugal e bater uma bola com o Hugo [Ferreira].”

Os interessados devem se inscrever por meio do link http://bityli.com/escutaaqui. O link de acesso para o evento será disponibilizado posteriormente pelos realizadores.