O filme “Queer I”, dirigido pelos alunos do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ciro Cavalcanti e Danielle Menezes, em parceria com o diretor franco-inglês Antony Hickling, foi selecionado pelo 7º Festival Internacional O Cubo de Cinema Independente em Língua Portuguesa. O curta, que participa do Festival na categoria Experimental, já havia sido indicado para um dos festivais mais importantes de cinema LGBTQI+ da Europa, o Chéries-Chéri, realizado em Paris, em 2019.

O curta surgiu a partir de uma oficina realizada na III Semana Rainbow pelo diretor Antony Hickling e aborda as relações entre a natureza, o orgânico e os corpos diversos, buscando responder à questão sobre “o que é queer?”. A ideia original foi se desenvolvendo para além do evento e da atividade, consolidando-se de fato como um curta em outubro do ano passado, quando os participantes da oficina decidiram pelo formato e concepção final da produção.

A iniciativa foi desenvolvida como uma das ações do projeto de extensão “Identidades, Cidadania, Inclusão: Semana Rainbow da UFJF”, coordenado pelo professor do Departamento de Turismo, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, Marcelo Carmo. “Um filme feito para pensar, ao mesmo tempo em que ressalta que somos compostos de ‘subjetividades’, como seres culturais”, afirma.

O curta foi gravado inteiramente com o uso de celulares, ideia proposta para desafiar a criatividade dos diretores e também para reduzir os custos da produção. A idealização foi abraçada pelos participantes da oficina tão logo foi proposta. A ideia, que se iniciou como uma forma de abordar a multiplicidade e a diversidade da natureza humana e do meio-ambiente, expandiu-se ao longo da elaboração do filme, abordando questões como a liberdade e a presença de corpos diversos na sociedade atual.

Para o coordenador da iniciativa, a relevância da temática tratada tem impulsionado o sucesso do curta. “É o segundo festival de cinema internacional para o qual o filme é selecionado. Trata-se de uma produção da UFJF, com o auxílio de um diretor de cinema reconhecido internacionalmente, e que aborda uma questão importante, relacionada às identidades de gênero e orientações sexuais, além de promover visibilidade à produção audiovisual da Universidade”, ressalta Carmo.

O Cubo
O Festival é produzido pelo Canal O Cubo, uma plataforma on-line gratuita de produção audiovisual e de cinema independente. O projeto, além de ser uma iniciativa inédita no campo do incentivo à produção independente de cinema para a internet, é inédito também por apoiar a criação de conteúdos em Língua Portuguesa, que atualmente conta com dez países, 289 milhões de falantes no mundo, ocupando o quinto lugar no ranking oficial das línguas.