Renata Sant’Ana com a autora Maria Valéria Rezende (Foto: arquivo pessoal)

Uma tese de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz De Fora (UFJF), investiga as condições geográficas e sociais de personagens femininas no sertão nordestino, retratadas em três romances da escritora Maria Valéria Rezende. Em sua pesquisa, Renata Cristina Sant’Ana trabalhou com as obras O voo da Guará Vermelha (2005), Quarenta Dias (2014) e Outros Cantos (2016).

Segundo Renata, os romances analisados apresentam uma perspectiva plural dos sujeitos e, também, uma certa recusa aos papéis sociais historicamente impostos às mulheres. A pesquisadora ressalta que, na leitura de cada um deles, é possível perceber uma subversão das normas de representação do feminino, o que imprime um caráter transgressor e político, característico das narrativas de autoria feminina.

Renata salienta, ainda, que as obras representam a colisão entre o universo da metrópole moderna e o mundo da precariedade social. “A literatura da Maria Valéria, em grande medida, inspirada em sua própria vivência, é marcadamente enraizada na vida popular e está muito relacionada com as questões que envolvem o tempo atual, como por exemplo: a condição feminina, os movimentos migratórios, a população em situação de rua, da precarização do trabalho, a exclusão do espaço rural e a marginalização dos seus habitantes.” Outro detalhe relevante, de acordo com Renata, é que “ao abordar estas temáticas, a escritora é capaz de construir um contra-discurso que expõe a desigualdade social, oferecendo ao leitor uma série de elementos norteadores para se pensar e discutir a realidade social brasileira a partir do texto literário”.

A professora orientadora da tese, Enilce do Carmo Albergaria Rocha, reitera a importância do trabalho, por se tratar de uma análise literária de uma escritora contemporânea ainda pouco estudada. Segundo ela, além de apresentar uma reunião das análises de três importantes obras da escritora, um ponto a ser destacado na pesquisa é a interface entre os três romances, que permite identificar a existência de um projeto literário construído e desenvolvido num mesmo universo.

Contatos:
Renata Cristina Sant’Ana – (Doutoranda)
recsantana2013@gmail.com

Enilce do Carmo Albergaria Rocha – (orientadora)
enilcejf@gmail.com

Banca examinadora:
Profª. Drª. Enilce do Carmo Albergaria Rocha – (Orientadora- UFJF)
Profª. Drª. Marcia de Almeida – (UFJF)
Profª. Drª. Nicea Helena de Almeida Nogueira – (UFJF)
Profª. Drª. Constância Lima Duarte – (UFMG)
Profª. Drª. Maria do Rosário Alves Pereira – (Centro Federal de Educação Tecnológica – MG)

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-graduação em Estudos Literários