Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Tutoria Enem. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e tem por objetivo preparar alunos cotistas de todas as idades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As aulas são gratuitas e on-line.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, em qualquer período até o dia da prova. As vagas são limitadas e, quando surgem, são divulgadas via Instagram e oferecidas de acordo com a demanda a excedentes, atendendo ao maior número possível de alunos cotistas.

Mais de 60 estudantes de graduação da UFJF e da UFSJ lecionam as aulas e preparam os materiais que abrangem 12 conteúdos exigidos pelo Enem. As disciplinas são disponibilizadas pelas plataformas Google Meet e Classroom, além do contato via grupos do Whatsapp, promovendo um diálogo e garantindo a proximidade aluno-professor, que ficou desfavorecida no atual cenário pandêmico.

A coordenadora do curso e professora da Faculdade de Educação da UFJF, Rosilene Pereira, explica como a ação pode ajudar os estudantes. “O curso de extensão universitária é uma ação que ocorre junto à comunidade, possibilitando o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido pelos estudantes na graduação. Ele amplia a relação da comunidade com a Universidade.”

Aulas ao vivo, exercícios e tira-dúvidas

Além das aulas, o curso conta com espaço para resolução de dúvidas, apoio psicológico, material e acesso a internet para os que necessitam. Cada coordenador de disciplina tem uma equipe de vários tutores que auxiliam em aulas ao vivo, produção de materiais e listas de exercícios que são enviados aos alunos toda semana.

A aluna da Faculdade de Engenharia da UFJF e idealizadora do curso, Laura Maria Rezende, diz que a ideia surgiu ao perceber as necessidades dos estudantes em meio ao ensino remoto. “Eu tinha experiência com gestão e projetos sociais. Então, decidi convidar alguns amigos para me ajudar a começar esse projeto. Não achava que as coisas iriam tomar essa proporção toda. Fiquei muito feliz.”

A aluna do bacharelado em Ciências Humanas na UFJF e professora de Geografia no curso, Laura Welpel, reforça o seu papel. “O cursinho é uma possibilidade de real democratização da educação de qualidade. Vejo um futuro para o nosso país, em que os alunos consigam fazer parte da política, da educação, da saúde ou da área que quiserem seguir. Amo ver o progresso, as dúvidas, os questionamentos e, principalmente, a luta dos alunos pelos sonhos que querem.”

A aluna do Tutoria Enem, Fernanda Teixeira, destaca os benefícios que o curso trouxe para ela, enfatizando a relação com os professores. “Eles são muito atenciosos. Tenho muito agradecer, porque tem me ajudado muito.”

Outras informações: @tutoenem
tutoenem@gmail.com