Ana Letícia Alessandri, Bianca Sanches e Ananda Calili são as autoras do estudo (Foto: arquivo pessoal)

O trabalho “Montelucaste na Asma Pediátrica: Uma Revisão” garantiu à docente Ana Letícia Alessandri, do departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV; e às estudantes Bianca Sanches Braga Coelho e Ananda Calili Rezende Lima, do curso de Medicina da UFJF-GV, o prêmio Adolfo Lutz, na categoria Pediatria do XXIX Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP, realizado remotamente entre os dias 14 e 17 de outubro de 2020.

O estudo buscou discutir o perfil de eficácia e segurança do montelucaste, princípio ativo presente no medicamento Singulair®, e uma das substâncias que pode ser utilizada no tratamento da asma pediátrica, doença que acomete cerca de 13% das crianças na população mundial.

De acordo com a professora Ana Letícia Alessandri, embora o primeiro medicamento contendo o montelucaste esteja no mercado desde 1998, pesquisas recentes têm associado o princípio ativo a efeitos adversos como distúrbios do sono, comportamento agressivo, depressão e suicídio. “Em nosso trabalho, chamamos a atenção para que o montelucaste seja prescrito somente após minuciosa análise dos benefícios e riscos sobre a saúde mental do paciente”.

Além da premiação no Congresso Acadêmico da UNICAMP, as pesquisadoras da UFJF-GV terão o trabalho publicado no International Journal Of Medical Students. Para a professora Ana Letícia, o planejamento refinado da revisão, o comprometimento e o rigor científico das estudantes foram fundamentais para a elaboração do manuscrito e apresentação oral do estudo. “Mesmo trabalhando de forma remota e com o conhecimento da área de Farmacologia ainda em construção, as alunas desempenharam um trabalho primoroso. Observo grande potencial científico nas discentes e estamos articulando a continuação da nossa pesquisa”.

Estudantes do quarto período de Medicina,  Bianca Sanches e Ananda Calili ressaltaram, por sua vez, o esforço para que o trabalho fosse bem realizado. “Para nós, a publicação do trabalho no International Journal of Medical Students representa uma grande conquista, pois é um jornal muito bem-conceituado. Nós nos esforçamos muito na elaboração do trabalho e ficamos muito felizes com o resultado. A oportunidade de ter nosso trabalho publicado e, ainda, ter sido premiado com o Adolfo Lutz na categoria de Pediatria foi muito gratificante. Estamos muito animadas com tudo isso”.

Destinado a estudantes de graduação, médicos residentes, profissionais e docentes da área da saúde, o Congresso Médico Acadêmico da Unicamp é um evento científico que ocorre anualmente desde 1992 na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.