Para celebrar a Semana do Servidor, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com outras oito instituições federais de Ensino Superior (Ifes) da região sudeste, promove uma ação coletiva em comemoração à data. As atividades, que serão realizadas de maneira virtual, devido à pandemia, acontecem de segunda, 26, a sexta-feira, 30 de outubro.

Neste ano, o tema da Semana do Servidor – escolhido por todas as Instituições participantes – é “Transformando o trabalho e fortalecendo vínculos”. A programação conta com apresentações de cunho científico, artístico e cultural, promovidas pelos próprios servidores. Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFJF, Kátia Castro, a ideia é dividir o conhecimento adquirido pelos servidores ao longo de suas carreiras.

“Considerando o atual panorama de afastamento social, em que as atividades presenciais nas universidades estão suspensas, bem como a necessidade de fortalecer os vínculos entre as Ifes, nasceu a ideia de realizar um evento para comemorar a Semana do Servidor com ações compartilhadas”, ressalta Kátia.

O reitor da UFJF, Marcus David, participa da mesa de abertura on-line nesta segunda-feira, 26, às 10h, no Youtube da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Qualidade

A reitora da UFJF em exercício, Girlene Alves, ressalta a importância do funcionalismo público para a sociedade brasileira, principalmente em tempos atípicos, como os atuais. “Queremos parabenizá-los e, ao mesmo tempo, agradecê-los pelo trabalho cuidadoso que realizam em uma instituição pública de ensino, que tem possibilitado dar melhores respostas à sociedade. É um momento de homenageá-los porque sem um trabalho comprometido, sensível e ético, não teríamos um serviço público de qualidade. Em um ano muito difícil, a pandemia tem nos ensinado a necessidade de nos reinventarmos como servidores públicos, mas sem perder nossa característica de continuar tendo um trabalho que preza pela excelência.”

Transmissão

A abertura da Semana conta com a participação dos reitores das instituições parceiras, para falarem sobre o tema “Panorama das universidades em tempos de pandemia”. As palestras podem ser assistidas ao vivo, pelo canal do YouTube da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), responsável pelo cerimonial e pela transmissão de todo o evento para as outras instituições participantes.

Além de UFJF e UFU, participam das atividades as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Espírito Santo (Ufes), do Triângulo Mineiro (UFTM), e de São Paulo (Unifesp); e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Confira a programação