Abertura oficial do evento será dia 4 de novembro, às 14h com palestra do Paulo Beirão, presidente interino da Fapemig.

O Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega à vigésima sexta edição em um formato inédito: devido aos cuidados de biossegurança impostos pela pandemia de coronavírus, as apresentações do evento acontecem inteiramente on-line, sediadas pelo canal oficial do seminário. Nele, os vídeos serão organizados em playlists de acordo com as respectivas áreas de conhecimento. A abertura oficial do evento será feita pelo presidente interino da Fapemig, Paulo Beirão. Confira a entrevista com Beirão realizada pela equipe de jornalistas da Imagem Institucional. 

A participação de estudantes integrantes de projetos de Iniciação Científica (IC) é obrigatória, sendo necessária para a emissão do certificado de conclusão das atividades. Cada projeto deve enviar somente um vídeo que, por sua vez, pode ter duração mínima de dois minutos e, no máximo, de cinco. A organização do evento, realizada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), disponibiliza, no site do Semic, um vídeo tutorial de suporte aos participantes. O edital completo, com informações e cronograma detalhados do evento, está disponível on-line

Presidente da Fapemig é convidado para abertura do Semic

Palestra de abertura com presidente da Fapemig
A abertura do Semic 2020 acontece no dia 4 de novembro, mesma data marcada para a divulgação da lista preliminar de trabalhos inscritos. O responsável pela palestra de abertura, fixada às 14h, é o presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Na ocasião, o convidado abordará quais são as perspectivas para a iniciação científica. 

Antes da apresentação de Beirão, o reitor da UFJF, Marcus David, acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira, dão boas-vindas oficiais aos participantes do Semic. “É um momento importante para mostrar à sociedade brasileira o dinamismo da  produção científica das universidades, que se inicia com a formação do jovem pesquisador”, pondera a pró-reitora. 

Mônica Oliveira também reafirma a importância de manter o evento, tradicional da Universidade e marcante pela troca de conhecimento entre estudantes e pesquisadores – com o formato on-line, a pró-reitora também destaca que a visibilidade dos projetos tem, ainda, um novo potencial. “Acompanhar a condução de uma pesquisa e participar ativamente dela é um dos maiores legados da formação acadêmica dos estudantes. Aprender a comunicar bem com a sociedade e a traduzir seus conhecimentos a um público mais amplo é um importante desafio e também parte do aprendizado de nossos jovens.”

Outras informações:
Edital do Semic 2020
Site do Semic 2020
Vídeo tutorial

*Matéria editada dia 03 de novembro