O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Do Leite e Derivados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou até o dia 30 de outubro o edital para o mestrado profissional. A inscrição é feita on-line e o candidato deve enviar toda documentação necessária por e-mail. São oferecidas até 15 vagas, sendo o programa não tem a obrigatoriedade de preencher todas elas.

O mestrado é voltado para candidatos com título de graduação de curso superior autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) de Administração; Agronomia; Biologia; Bioquímica; Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Laticínios; Cooperativismo; Economia; Engenharia e Tecnologia de Alimentos ou Laticínios, Engenharia Química; Farmácia; Física; Medicina Veterinária; Nutrição; Química; Química Industrial; Tecnólogo em Alimentos ou Laticínios; Zootecnia e áreas afins, preferencialmente já vinculados a empresas do setor.

O programa tem como área de concentração Ciência e Tecnologia do Leite Derivados e oferece três linhas de pesquisa: Gestão do Agronegócio do Leite Derivados; Novos Produtos e Processos; Qualidade do Leite e Derivados.

Inscrições

Para realizar a inscrição o candidato deve enviar os documentos e formulários listados no edital, para o e-mail mestrado.leite@ufjf.edu.br​. Os documentos deverão ser digitalizados e reunidos em um único arquivo PDF na sequência descrita. O arquivo único dos documentos digitalizados deve ter boa qualidade e resolução, de modo a permitir uma visualização adequada de todas as informações contidas nos documentos.

Pessoas com deficiência devem informar no ato da inscrição se necessitam de condições de acessibilidade e outras para viabilizar sua participação na seleção. Também poderão concorrer candidatos estrangeiros, aos quais será solicitada a apresentação da comprovação proficiência em Língua Portuguesa.

Processo seletivo

A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira fase, de caráter eliminatório, serão avaliadas as atividades curriculares, extracurriculares e a experiência profissional e também a proposta de trabalho (anteprojeto), considerando a relevância do tema para a área além de sua exequibilidade.

Os aprovados na primeira etapa seguiram para entrevista on-line, de caráter classificatório, que será realizada em datas a serem divulgadas após o término das inscrições. Nessa fase, o candidato deverá relatar com mais detalhes sua experiência profissional e defender sua proposta de trabalho apresentada. Outras questões poderão ser arguidas, de conhecimento geral e específico na área. Esta entrevista será gravada em áudio e arquivada pela secretaria do programa.

Outras informações: mestrado.leite@ufjf.edu.br​.