Foi realizada nesta terça-feira, 20 de outubro, a abertura da quinta edição do Seminário Integrado do Rio Doce (SIRD), que neste ano traz o tema “Esquecimento e incertezas dos desastres da mineração: resistir é preciso”.

O evento reúne pesquisadores e atingidos para discutir as consequências do rompimento da barragem da Vale/BHP/Samarco, que completa cinco anos no dia 5 de novembro de 2020.

A abertura foi transmitida pelo youtube e contou com a participação de representantes de instituições de ensino organizadoras do evento:  Lissandra Lopes Coelho Rocha, reitora da Univale; Tonimar Senra, diretor de desenvolvimento educacional do campus Governador Valadares do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV); e Ângelo Denadai, diretor do Instituto de Ciências da Vida do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICV/UFJF-GV). “Em janeiro vivenciamos uma enchente completamente atípica aqui em Governador Valadares, com altíssima elevação de material magnético característico de óxido de ferro. Ou seja, quatro anos e meio após o rompimento veio essa surpresa desagradável. O que mais está por vir? ”, questionou o representante da UFJF-GV.

Durante a fala de abertura, Ângelo Denadai fez ainda um apelo para que o desastre não seja esquecido pela sociedade e destacou a importância do SIRD para manter o assunto em pauta. “O ser humano acaba esquecendo com certa facilidade determinados tipos de sofrimento, na medida em que o tempo vai passando. Porém, o seminário nos traz a oportunidade de manter viva a discussão sobre as consequências do desastre. Aí fica a reflexão: será que este desastre cairá no esquecimento? O que podemos fazer para que as consequências não sejam esquecidas? ”, indagou.

Após a abertura, o promotor de justiça André Sperling Prado e a defensora pública Carolina Morishita Ferreira abordaram o meio ambiente e os direitos dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale/Samarco/BHP. A mesa foi moderada pelo professor Diego Jeangregório Martins Guimarães, integrante do grupo de pesquisa Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT) da Univale.

A programação continua até o dia 6 de novembro. No dia 3 de novembro, às 19h30, o professor Ângelo Denadai participará de um debate com o promotor de justiça Leonardo Castro Maia e com o professor José Rubens Morato Leite, da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre a qualidade da água do Rio Doce, com base no relatório do Laboratório de Análises (Lactec).

Realização

O SIRD é realizado pelas seguintes instituições parceiras: Univale, IFMG-GV, UFJF-GV, Rede Interinstitucional de Pesquisa Socioambiental de Governador Valadares; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina; Rede Terra Água (UFV/UFOP/Univale) e Comissão de atingidos do Território de Governador Valadares.