Doze cursos de graduação dos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira, dia 20. A nota 5 foi alcançada por nove cursos do campus-base (Arquitetura e Urbanismo; Farmácia; Medicina Veterinária; Odontologia; Fisioterapia e engenharias Civil; de Produção; Ambiental e Sanitária; e Elétrica – Sistemas Eletrônicos) e por outros três de Governador Valadares (Farmácia, Nutrição e Fisioterapia).

Além da nota máxima, outros 13 cursos obtiveram nota 4, considerada positiva pela diretora interina de Avaliação Institucional, Ana Paula Delage. “Isso demonstra o excelente desempenho de nossos estudantes e confirma que a UFJF preza pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Doze cursos alcançaram conceito máximo, inclusive os que fizeram seu primeiro Enade, como Medicina Veterinária e a Fisioterapia de GV. Esta edição, inclusive, contou com a participação de todos os cursos de Saúde do campus avançado de Governador Valadares, com ótimos desempenhos registrados”, avalia.

Cursos Conceito 5

Cursos Conceito 4

Houve melhora em comparação com os resultados de 2017, quando alguns desses cursos passaram pela avaliação. Naquele ano, quase 80% dos 45 cursos avaliados obtiveram notas 4 e 5. Desta vez, dentre os 26 cursos avaliados, apenas o de Engenharia Elétrica (noturno) obteve nota 3. A graduação, porém, está em extinção e apenas dois alunos fizeram as provas. Ana Paula avalia positivamente os últimos resultados. “Em relação às edições anteriores, muitos cursos do campus JF aumentaram seu conceito, como Arquitetura e Urbanismo; Odontologia; Farmácia e Engenharia Civil. Os outros de Engenharia, que tiveram seu ciclo antecipado após mudanças nas áreas avaliativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mantiveram ou aumentaram suas notas.”

Saúde em JF

Odontologia reconquista conceito máximo

A coordenadora do curso de Odontologia, Milene de Oliveira, ressalta que a nota é resultado do trabalho realizado por todos os professores, estudantes, técnico-administrativos em educação e terceirizados da Faculdade. “Trabalhamos dando atenção e seguindo o currículo desde o início ao final do curso. Esse é o resultado de todo o conjunto da Faculdade. Para nós, é um orgulho, uma satisfação muito grande, ter um curso no conceito máximo do MEC. A última vez em que alcançamos nota máxima foi em 2004 e agora, com todo o esforço de toda a unidade, conseguimos estar entre as melhores do país”.

Trabalho de muitas mãos na Farmácia

De acordo com o coordenador de curso da Farmácia, Olavo dos Santos Pereira Junior, não houve uma preparação específica para o Enade. O resultado reflete o trabalho de toda a comunidade acadêmica. “Conversamos com nossos alunos para realizar a prova com todo o conhecimento adquirido durante todo o curso. Isso já seria o suficiente, pois eles já estão preparados. Temos um corpo docente e técnico-administrativo muito competente, conduzimos o curso com seriedade e responsabilidade. O resultado é um trabalho de muitas mãos e mostra que nosso curso tem um alto nível de excelência.” 

Veterinária é nota 5 em primeira avaliação

Já na primeira avaliação, o curso de Medicina Veterinária conquistou a nota máxima. Para a coordenadora Glaucia Guimaraes Amaral, parte do resultado advém do esforço dos docentes. “O conceito é devido ao trabalho árduo dos nossos professores, que se empenham dando o máximo para ensinar nossos alunos e alunas da melhor forma possível. É o primeiro ano que a Medicina Veterinária da UFJF participa do Enade e termos alcançado a nota máxima mostra que nosso trabalho gerou frutos.”

Fisioterapia conquista terceira nota máxima consecutiva

A coordenadora do curso de Fisioterapia em Juiz de Fora, Rayla Lemos, acredita que a nota seja fruto de um trabalho conjunto, que inclui a excelência do corpo docente e a promoção de encontros com intuito de sensibilizar os estudantes sobre a importância da prova para instituição e para o curso. “Recebemos a notícia com muita alegria, satisfação e orgulho de nossos alunos. Temos mantido a nota máxima por três edições seguidas, isso reitera o comprometimento de todo o corpo docente e discente, bem como todo o investimento que foi feito em infraestrutura e em capacitação contínua”, afirma a coordenadora.

Saúde em GV

Conquista estimula trabalho com comprometimento

O curso de Farmácia em Governador Valadares também recebeu nota máxima no exame. “O Conceito 5 no Enade é resultado de um árduo trabalho conjunto de todo o curso de Farmácia da UFJF-GV, incluindo discentes, docentes e TAEs, que conseguiram superar dificuldades diversas inerentes a um campus ainda em formação, graduando profissionais de excelência acadêmica e bem preparados para o mercado de trabalho. Essa conquista nos estimula a continuar trabalhando com comprometimento, seriedade e dedicação em prol do ensino público gratuito e de qualidade”, considera a coordenadora Juliana Poglia Carini.

Curso de Fisioterapia é o único público da região de Governador Valadares

A vice-coordenadora do curso de Fisioterapia do campus de Governador Valadares, Fabiana Nunes Carnaúba, acredita que a nota máxima representa a qualidade da graduação. “É um reflexo da competência, da qualificação e da dedicação do nosso corpo docente, do empenho dos TAEs e do grande esforço dos discentes. O conceito do Enade denota a formação de profissionais generalistas de excelência em Fisioterapia, que contribuirão para o desenvolvimento da cidade e de toda a região. Cabe destacar que, atualmente, o curso de Fisioterapia é o único público na região. O resultado alcançado motiva todos os envolvidos com o curso a continuarem buscando aprimoramento para ofertar educação pública de qualidade.”

Nutrição GV celebra nota em momento desafiador

A coordenadora do curso de Nutrição em Governador Valadares, Angélica Cotta, celebra a nota máxima. “Estarmos entre os melhores cursos de Nutrição do Brasil é, sem dúvida, um reconhecimento da competência e da dedicação dos professores, técnico-administrativos em educação e estudantes. Em um momento tão desafiador como o que estamos vivendo, esse importante resultado demonstra que, apesar dos percalços, estamos no caminho certo, rumo a uma formação de qualidade.”

Engenharias

Sistemas Eletrônicos mantém conceito máximo

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, habilitação em Sistemas Eletrônicos, Estevão Teixeira, atribui a nota do exame aos incentivos dados pela coordenação à participação dos discentes. “Sempre enfatizamos que seria muito interessante para o curso manter o conceito 5, que já havia sido obtido na edição anterior do Enade, no qual participaram as Engenharias, em 2017. Mas também outros fatores como a qualidade do corpo docente e a estrutura dos laboratórios foram elementos decisivos.” Teixeira afirma que receber a pontuação máxima no Enade é uma grande satisfação e um indicador de que o curso está fazendo um trabalho comprometido, com qualidade e atualização do currículo. 

Engenharia Civil desenvolveu simulado para estudantes

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Fabiano César Leal, afirma que a nota máxima obtida no Enade reflete a qualidade do curso e a dedicação e seriedade do corpo docente e técnico-administrativo em educação. De acordo com ele, é preciso parabenizar a aptidão e a competência dos alunos que prestaram o exame e trouxeram uma nota há muito esperada pela comunidade acadêmica da Faculdade de Engenharia. Para Leal, a nota máxima é efeito de uma iniciativa, implementada no ano passado, de desenvolver um simulado elaborado pela coordenação. “Não com a intenção de preparação sobre conteúdos, mas sim com a finalidade de, a partir de questões dos exames anteriores, apresentar aos discentes a concepção do Enade”, afirma. Com a adesão de grande parte dos discentes, o coordenador acredita que o curso colhe agora os frutos da empreitada.  

Nota 5 pela terceira vez consecutiva

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária recebeu a nota máxima no Enade pela terceira vez consecutiva – em 2014, 2017 e agora, em 2019. Para o coordenador do curso, professor Jonathas Gonçalves, o resultado aponta para uma somatória de fatores. “Temos a instituição, que nos dá condições de trabalho, nos fornece apoio; os alunos, que entendem, a partir do momento que ingressam na vida acadêmica, que estão num ambiente profissional, são dedicados, ativos e isso é importante. Temos os docentes, que se dedicam a sempre trazer o novo, a passar o conteúdo, mas muito mais do que ser um conteudista. Além disso, não teríamos as condições que temos – laboratórios, diversas secretarias – sem a capacidade reconhecida de nossos técnicos. Estamos muito felizes por mais essa conquista.”

Análise de resultados detalhados ajudam a manter nota máxima

Outro curso que manteve a nota máxima no Enade é a Engenharia de Produção. A última avaliação, de 2017, também apontou a excelência do ensino desta ciência na UFJF. A coordenadora do curso, professora Clarice Breviglieri Porto, argumenta que o sucesso condiz com a busca incessante de todos os envolvidos com o curso. “Buscamos sempre analisar os resultados que são detalhados nos relatórios para identificar oportunidades de melhorias e traçar estratégias que nos conduzam a continuar não só recebendo a nota máxima mas, principalmente, oferecendo um ensino de excelência para nossos alunos. Parabéns aos professores, técnicos e alunos que possibilitaram mais esse sucesso”, ressalta.

Arquitetura e Urbanismo

Resultado reafirma compromisso com educação de excelência

O ex-coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Eduardo Ribeiro Silveira, que conduziu os estudantes pelo processo de avaliação em 2019, acredita que a conquista se deu por um trabalho gradual do corpo docente, técnico-administrativos e estudantes. Com sua então vice-coordenadora, Juliana Simili de Oliveira, ele procurou esclarecer sobre a importância da prova para os alunos e para o curso. “Esse resultado reafirma o compromisso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a educação de excelência, pública, gratuita e de qualidade. Fruto de um esforço coletivo, tendo como peça chave a conscientização e o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora.”