Conteúdo será adicionado ao longo dos dois meses a partir da colaboração da comunidade

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nesta sexta-feira, 16, o site comemorativo de seus 60 anos. O projeto reúne reportagens que relembram a história da instituição, destacando a contribuição de pessoas que fazem parte dessa trajetória. O conteúdo do site será construído ao longo dos próximos meses, até o dia 23 de dezembro, quando a UFJF celebra seu aniversário.

Além do conteúdo digital, a comemoração terá este ano uma edição especial, em formato de evento on-line, da Medalha Juscelino Kubitschek, a maior honraria concedida pela Universidade a pessoas que se destacaram na comunidade.

“Estamos iniciando as comemorações dos 60 anos da UFJF. Gostaríamos de fazer uma festa grande, de forma presencial, mas, diante da pandemia, e, a partir da sugestão da Diretoria de Imagem Institucional, percebemos que seria possível fazer a celebração merecida pela instituição do mesmo jeito. Envolvendo passado e presente neste site até a  entrega da Medalha Juscelino Kubitschek. É um momento de reforçar a importância da UFJF para a comunidade,  para a formação, pesquisa, extensão  e desenvolvimento.  Estou muito orgulhoso de termos como celebrar esse marco”, comentou o reitor Marcus Vinicius David.

Além do sexagésimo aniversário da Universidade, o site também celebra os 50 anos da construção do campus de Juiz de Fora. Algumas das primeiras reportagens traduzem exatamente esse momento, com histórias de quem participou do processo de federalização das faculdades da cidade pelo então presidente Juscelino Kubitschek, os desafios da construção do campus e depoimentos do arquiteto responsável, Arthur Arcuri. 

“O lançamento do site é um marco muito importante para mostrar como a universidade mesmo diante das adversidades se supera, inclusive para celebrar os seus 60 anos, na impossibilidade de fazermos todas as festividades que queríamos, reunir nossos ex-alunos, ex-funcionários, servidores administrativos e docentes. É motivo de muito orgulho para todos nós. A UFJF pode se reinventar, se reapropriar das novas tecnologias, dos espaços, para celebrar sempre o valor de uma universidade pública, gratuita e de qualidade como a nossa”, aponta o professor e diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

Segundo a jornalista Carolina Nalon, o site reúne o histórico da Universidade, personagens, dados e números importantes, além de um acervo de fotos e produções audiovisuais. “Também mostraremos como a Universidade se transformou nos últimos anos e modificou o seu perfil com os projetos de expansão do número de vagas, de cursos e a implementação das cotas. Tudo isso trouxe uma diversidade maior para a UFJF e para a toda a cidade.” 

A comunidade também pode contribuir para o acervo do site comemorativo. Basta enviar recordações, como fotos, vídeos e depoimentos para o e-mail ufjf60@comunicacao.ufjf.br ou publicar nas redes sociais, usando #UFJF60anos.