Documento aborda higienização das mãos, distanciamento social, uso de equipamentos de proteção e regras de convivência (Foto: Pixabay)

A Comissão de Infraestrutura e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quinta-feira, 15, a nova cartilha com os protocolos de biossegurança da Instituição. O documento tem vigência enquanto durar a pandemia de Covid-19.

A cartilha aborda higienização das mãos, distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual e da máscara de tecido, além de trazer orientações para os setores administrativos e para a convivência em áreas de grande circulação.

De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da Universidade, Marcos Tanure, que preside a Comissão, o protocolo é fruto de uma construção coletiva, que envolveu servidores e estudantes, tanto do campus de Juiz de Fora quanto de Governador Valadares. “A cartilha define regras e procedimentos para o momento atual, visando a futura retomada das atividades presenciais. Toda a construção do documento se deu a partir de diretrizes vindas do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da Universidade. A questão da responsabilidade sobre a biossegurança é de cunho individual e coletivo”, explica.

Para Tanure, o protocolo é capaz de conferir segurança às ações que envolvem a UFJF em curto e médio prazos. “Acreditamos que, com esse documento, possa-se nortear todas as nossas atividades e o retorno com segurança dentro do cenário epidemiológico que estamos enfrentando com o coronavírus.”

Segundo a titular da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe) da UFJF, Renata Oliveira, foram realizados estudos que embasaram o conteúdo da cartilha, com o objetivo de proteger a saúde de professores, técnicos, terceirizados, estudantes e visitantes que transitam pelos dois campi universitários. “Pesquisamos o que outras instituições federais de Ensino estavam elaborando e se elas já tinham protocolos específicos. Identificamos, também, protocolos elaborados pelo Ministério da Educação em outras instituições representativas do ensino federal superior. Com isso, a gente fez um levantamento grande para abordar a proteção da comunidade universitária.”

Confira a íntegra da cartilha com os protocolos de biossegurança da UFJF.