Da esquerda para a direita: professor Lélio Moura Lourenço, professora Maria Inês Gandolfo Conceição, professor orientador Telmo Mota Ronzani e mestrando Vítor Leite Ferreira (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa a atuação dos profissionais de saúde na Rede de Atenção Psicossocial em relação aos usuários de drogas que procuram tratamento. Dessa forma, a pesquisa procura entender no que consiste a relação profissional-usuário, quais barreiras existem entre eles e como se pode reduzi-las. O estudo foi desenvolvido por Vitor Leite Ferreira, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 

Segundo Vitor, o uso abusivo de drogas e a dependência são problemas de saúde pública em todo o mundo, contudo, muitas vezes este assunto é evitado por parte dos profissionais e o principal motivo é a falta de conhecimento para lidar com a situação. Neste contexto, seu estudo constata que a familiaridade e o contato com a temática das drogas proporcionam atitudes mais positivas por parte dos profissionais em relação aos usuários de drogas. “Conhecer o usuário como alguém passando por um problema e não como um problema em si, contribui, dentre outras coisas, para um melhor vínculo entre profissional e usuário e maiores chances de um tratamento de qualidade”, completa o pesquisador. 

A pesquisa ressalta, ainda, que intervenções e programas que orientem os profissionais  na graduação ou na formação continuada, incentivando a proximidade com a temática das drogas, são importantes para o desenvolvimento de atitudes positivas. Para Vitor, a compreensão do uso de drogas associado a fatores biopsicossociais é relevante para que informações e discursos estigmatizantes não marginalizem o usuário e nem o impeça de obter ajuda profissional para o tratamento necessário. 

O professor orientador, Telmo Mota Ronzani, reafirma a importância do estudo, uma vez que, fornece dados importantes. Segundo ele, a partir dos achados da pesquisa podem ser traçadas estratégias mais efetivas de ações para redução de atitudes negativas dos profissionais e, consequentemente, uma melhoria no cuidado e resultado das ações de tratamento e prevenção no campo do álcool e de outras drogas. 

Contatos:
Vitor Leite Ferreira – (Mestrando)
vitorleitefer@gmail.com 

Telmo Mota Ronzani – (Orientador)
telmo.ronzani@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Lélio Moura Lourenço – (UFJF)
Profa. Dra. Maria Inês Gandolfo Conceição – (UnB)

Outras informações: (32) 2102-3158 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia