São 12 encontros on-line, dois por mês, no período de 31 de outubro de 2020 a 22 de março de 2021 (Foto: VisualHunt)

Educação financeira, planejamentos e investimentos para iniciantes são temas das palestras on-line promovidas por dois projetos de extensão do Núcleo de Educação Financeira, do Grupo de Pesquisa de Ponta, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o site 1 Milhão com 30. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente via on-line.

No total, serão 12 encontros on-line, dois por mês, tendo como temas centrais “caminhos para economizar e ter uma vida sustentável” e “investimentos e suas diversas modalidades”. As palestras acontecem no período de 31 de outubro de 2020 a  22 de março de 2021. Não há pré-requisitos e toda a comunidade pode se inscrever. 

“Quem participar do curso será convidado a refletir em novas formas de economizar, consumir e investir de uma forma responsável, propiciando ganhos não só materiais, mas sobretudo humanísticos, além de, promover tomadas de decisão éticas, cidadãs e sintonizadas com a sustentabilidade do planeta”, explica o professor Marco Aurélio Kistemann, coordenador das palestras e dos projetos de extensão “Núcleos de Educação Financeira Popular na UFJF: Promovendo a literação financeira e a autonomia econômica da comunidade acadêmica de Juiz de Fora” e Núcleos de Educação Financeira Popular e Economia Solidária” (Nefip/UFJF). 

As palestras contam com a participação e parceria do especialista em investimentos e proprietário do site 1 Milhão com 30, Lucas Rufino. “Eu já tinha um projeto de educação financeira na internet e, assim que comecei, procurei se na UFJF havia alguma iniciativa na área, com a intenção de ajudar. Investir não é tão difícil assim quanto parece, você pode começar a investir com qualquer valor; então qualquer um pode começar. Com formato on-line, acreditamos que vamos atingir ainda mais pessoas”, conta

Retomada
Antes da pandemia do novo coronavírus, as atividades eram realizadas de forma presencial. Já foram realizadas duas edições, com participação de 750 participantes e concluintes. Neste ano, a solução para manter o projeto foi realizar o curso on-line. Toda a programação com datas e como se inscrever estão disponíveis no site do curso, onde informações e temas a serem tratados serão disponibilizados gradativamente.

Outras informações
submundofinanceiro@gmail.com