Servidor da biblioteca da UFJF-GV, Allan Julio Santos assina capítulo que trata dos desafios em atuar e gerenciar essas unidades. (Imagem: Divulgação)

Quer conhecer um pouco a realidade das bibliotecas universitárias dos campi avançados? Então vale a pena dar uma conferida no livro “Leitura, acessibilidade e atuação d@s Bibliotecári@s”. A obra conta com a participação do servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), Allan Júlio Santos, que assina um capítulo que trata dos desafios em atuar e gerenciar essas unidades.

De acordo com Santos, o principal objetivo da obra é “a disseminação de ideias e ações no campo científico e acadêmico que fogem do lugar comum, com ideias inovadoras e apresentação de cenários factíveis de implementação” e fomentar discussões na área da biblioteconomia.

Na avaliação do servidor, o livro é relevante para a comunidade acadêmica porque destaca as soluções adotadas pela Biblioteca da UFJF-GV, onde ele atua, para superar dificuldades como o compartilhamento do espaço com outra instituição de ensino e a necessidade de adaptação dos produtos e serviços oferecidos às especificidades do campus.

Outra contribuição da obra é “apresentar temas correlatos que acrescentam na formação universitária, ao discutir a organização e disseminação da informação científica de forma acessível, utilizando para isso os canais das tecnologias da informação de modo prático e crítico”, frisa Santos.

Além do servidor da UFJF-GV, outros profissionais ligados à área contribuem com a publicação abordando temas como a atuação do bibliotecário escolar em rede, informática para pessoas com deficiência intelectual e informações acessíveis para usuários surdos em repositórios digitais.