O programa “Na hora do lanche” desta semana destaca o projeto de doação de notebooks para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e os 15 anos do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A transmissão acontece nesta sexta-feira, 9, a partir das 15h, no perfil da UFJF no Instagram, apresentada pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

A live desta semana conta com a participação do pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, que explica o funcionamento do projeto de doação de notebooks. O pró-reitor aborda ainda as dificuldades do processo para viabilizar o empréstimo de computadores para os estudantes.

O projeto foi criado a partir da Resolução nº 32.2020, que estabelece políticas para o desenvolvimento de ações de apoio social e inclusão digital na UFJF perante a suspensão das atividades presenciais em decorrência da Covid-19. Os notebooks são doados para a UFJF, que deve emprestá-los para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e as doações podem ser feitas até 20 de dezembro.

Aniversário
O programa também tem a participação do diretor do Mamm, Ricardo Cristofaro. O convidado conta um pouco da história do Museu e sobre as atividades promovidas, apontando a importância da instituição em Juiz de Fora. “O Mamm guarda uma coleção de artes visuais muito expressiva e significativa. Muito nos orgulha por ser uma das maiores coleções de arte moderna do Brasil na representação dos nomes que a compõe, e certamente uma das maiores coleções de arte moderna de Minas Gerais. Com o passar dos anos, o Museu também passou a abrigar uma coleção expandida, que diz respeito aos artistas brasileiros modernos”, ressalta. O Mamm também guarda, desde a origem, a biblioteca de obras estrangeiras que pertenceram ao poeta Murilo Mendes. 

Cristofaro ainda aponta que dentro da Instituição são desenvolvidas uma série de atividades e uma programação cultural intensa. “As atividades não são apenas relacionadas às artes visuais e à literatura, suas áreas maiores. Também acontecem eventos relacionados ao cinema, à música, e, por vezes, ao teatro. É uma interação muito importante com as atividades culturais da UFJF”, explica.

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. O objetivo principal é apresentar ações de pesquisa e extensão da instituição. As transmissões são realizadas às sextas-feiras, sempre às 15h, no perfil da UFJF no Instagram.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF

Twitter: @UFJF_ 

Youtube: TVUFJF