Em função da pandemia que impede sua realização presencial, o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais acontece on-line e tem início marcado para o dia 6, terça-feira, indo até 10 de outubro, sábado, com uma extensa programação que inclui mesas redondas, vídeos, sessão de pôsteres virtuais e outras propostas. A intenção é ampliar o conhecimento sobre a influência dos italianos em terras mineiras, face à sua decisiva contribuição para o desenvolvimento, a cultura e os esportes no estado, tema do evento deste ano. 

Mais de 60 palestrantes, mediadores e convidados do Brasil e da Itália participam ao vivo desses cinco dias de ações na Web, com transmissão bilíngue e tradução simultânea nas sessões internacionais. A programação se desenvolve em diferentes horários, envolvendo 14 apresentações que podem ser conferidas pelo YouTube. O cronograma completo está disponível no link ponteentreculturas.com.br/seminario2020. Para obter o certificado, basta a inscrição gratuita na plataforma Sympla.

O Seminário tem promoção da Ponte entre Culturas e do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE), em uma ação conjunta com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), incluindo o Campus de Juiz de Fora e o Campus Avançado de Governador Valadares, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Consulado da Itália em Belo Horizonte é o patrocinador do evento, que traz um grande número de parceiros. 

Oportuna reflexão

Neste momento de distanciamento social, o diretor do Centro de Conservação da Memória (CECOM), um dos órgãos executores da Pró-reitoria de Cultura, Marcos Olender destaca a importância do Seminário e o acerto da participação da UFJF como uma das promotoras. Vice-coordenador acadêmico do evento, ele ressalta que Minas Gerais registrou a imigração italiana em várias regiões, deixando em diferentes localidades suas marcas e as de descendentes, sendo Juiz de Fora, notadamente, uma das localidades de maior afluência desses imigrantes no estado. 

É relevante ressaltar que a cidade ostenta sua Casa d’Itália, erguida e mantida pelas gerações que se sucederam, contando um pouco da história e da força da presença italiana, cujas marcas se fazem sentir na construção civil, com edificações como o Cine-Theatro Central, patrimônio da UFJF tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e nas artes, com pintores como Angelo Bigi, responsável pelas pinturas no teto do teatro. As influências se fazem sentir fortemente também na culinária, com restaurantes típicos como o Sapore d’Itália, o Mama Roma, o La Caprese, o Nona Odette, entre outros tantos que seguem as tradições do país europeu.

 

Amplo alcance

A presidente da Ponte entre Culturas, Giusi Zamana, destaca que o fato de a edição deste ano ser 100 % virtual fez com que ganhasse uma proporção maior e mais abrangente, tanto em termos geográficos, quanto em relação aos participantes e aos parceiros, que integram inclusive a Comissão Organizadora. “Outro aspecto importante é a multidisciplinaridade, pois a equipe tem representantes de várias áreas e não só das universidades, mas da sociedade civil e de instituições importantes como o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), contando com a presença do Consulado”, ressalta. 

Coordenadora geral do evento, Giusi frisa que o Seminário dá voz a todo tipo de testemunhos, com contribuições não apenas acadêmicas, como também trajetórias familiares e individuais. “Biografias foram contempladas junto com trabalhos acadêmicos que abrangem esportes, artes, agricultura, além de temas relativos a sustentabilidade, agricultura e ecologia. Incluímos sessões internacionais, mostrando a Itália de hoje com especialistas italianos falando de temáticas relacionadas a experiências e metodologias contemporâneas que possam ser enriquecedoras”.  

Peso internacional

A abertura solene, programada para duas etapas, a partir das 9h30  da próxima terça-feira, conta com personalidades como o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e a vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Marina Sereni. Trata-se de uma sessão internacional que aborda A Itália no Mundo e em Minas Gerais, levantando questões como Relações bilaterais e cooperação para o desenvolvimento; Representação dos italianos no exterior; e Turismo de retorno. 

Alguns dos temas programados são Inovação nas pequenas e médias empresas e o papel das Universidades; Colaboração artística entre Brasil e Itália, Atuação Polifônica no Teatro da Pedra; Raízes italianas em Juiz de Fora; Imagens e Notícias dos italianos e de seus descendentes em Minas Gerais; A influência italiana na memória e no patrimônio cultural no estado; História, genealogia e desenvolvimento local; Cultura, economia e trajetórias familiares.

As apresentações incluem ainda as temáticas Breve história do Brasil italiano, assimilação e novas correntes migratórias; Da Toscana às Minas Gerais; A influência italiana no desenvolvimento socioeconômico e na formação cultural em Minas; A influência italiana na difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais; Agroecologia e Agriturismo na Itália e em Minas Gerais; Made in Italy, cultura e identidade da Itália no mundo.

A logomarca do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.  Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores italianos de literatura infanto-juvenil e poeta do século XX. 

Para a programação na íntegra acesse  https://bit.ly/3cEHLLE

Outras informações: ponteentreculturas.com.br/seminario2020