A plataforma JF Salvando Todos publicou na última quarta-feira, 30, uma nova edição Boletim Informativo. O documento atualiza os dados da pandemia e faz um mapeamento da evolução da doença em todo o país. O projeto é desenvolvido por pesquisadores e estudantes do curso de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São destaques da décima primeira edição: o aumento de 11,2% nas notificações de novos casos em Juiz de Fora, no período de 13 dias; o crescimento da média móvel em Governador Valadares; os números de registrados em Belo Horizonte.

Panorama regional

Em números totais, Juiz de Fora acumulou 5.970 infectados e 213 vidas perdidas pelo novo coronavírus, até o dia 28 de setembro – índices que representam um aumento nas taxas de  11,2% em casos confirmados, 13,9% em óbitos, em um período de 13 dias.

Na análise comparativa semanal o município aparece com 336 novos casos e 11 óbitos na 39ª semana epidemiológica, que corresponde ao período de 20 a 26 de setembro. Os números representam uma redução de 6% e 31%, respectivamente, nas taxas da 38ª semana, relativo ao período de 13 a 19 de setembro.

A Zona da Mata apresentou 210 novas notificações e seis vidas perdidas por dia, com base na média móvel – parâmetro definido pela avaliação de registros diários durante uma semana. Quanto à distribuição etária, os dados indicam que a maioria dos casos confirmados (69% em Juiz de Fora e 73% na Zona da Mata) têm entre 20 e 59 anos, grupo que integra a população economicamente ativa.

Isolamento social

A letalidade da Covid-19 em Juiz de Fora, na data de 28 de setembro, era de 3,57% e 2,97% na Zona da Mata, demonstrando um crescimento em ambas as localidades. A avaliação do nível de isolamento social em Juiz de Fora, de acordo com os dados do Google Mobility, apresentados em gráficos pelo JF Salvando Todos, estima que no dia 21 de setembro havia um percentual 13% maior de pessoas em casa, em relação ao período anterior de referência ao início da pandemia –  esse número era 8% maior duas semanas antes, no dia 8 de setembro, indicando um possível pequeno aumento na adesão ao isolamento social na cidade.

Governador Valadares

O município vinha acumulando quatro semanas seguidas de queda no número de casos. No entanto, voltou a apresentar aumento nesta taxa, chegando a 325 novos casos registrados na 39ª semana epidemiológica, que corresponde aos dias 20 a 26 de setembro. O número de novos casos no percentual de crescimento foi de aproximadamente 41%.

A média móvel registrada foi a maior desde o dia 6 de setembro, com 47 novas notificações por dia em uma semana. A cidade apresentava um total de 7.225 casos e 253 óbitos, até o dia 28 de setembro. A taxa de letalidade era de 3,5% (acima da taxa nacional que era de 2,99%).

Mudanças de cenário

No dia 25 de setembro, a capital mineira registrou um salto no número de novos casos. Atingiu a marca de 1.553 infectados. Em valores percentuais da microrregião que pertence, a cidade concentra mais de 55% dos casos e 52% dos óbitos. Até o dia 28 de setembro, Belo Horizonte acumulava 41.619 casos de infecções confirmadas e 1.232 vidas perdidas. A análise do isolamento social têm demonstrado uma queda na adesão, mesmo que pequena. O acompanhamento do Google Mobility também mostrou que os locais que as pessoas mais frequentam ao sair de casa são mercearias e farmácias.

No cenário nacional, o país ultrapassou a marca de 4,7 milhões de casos confirmados. Entre as regiões, o Sudeste lidera em números de infecções em totais absolutos. O tempo de duplicação dos casos estimado é de 137 dias.