Programa estimula estudantes a se capacitarem como educadores (Foto: Géssica Leine)

Teve início nesta quinta-feira, 1º, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2020. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com 144 bolsistas de 12 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Pibid é um programa governamental vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFJF e estimula os estudantes a se capacitarem como educadores. Atualmente o projeto conta com a participação de 30 professores das redes de ensino federal, estadual e municipal de Juiz de Fora.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Melo, a seleção de estudantes se deu no início do ano, mas o começo das atividades foi adiado duas vezes. “Finalmente iniciamos esse novo tempo do Pibid, um programa muito importante para a qualificação dos estudantes. O projeto tem diversas áreas de atuação e é um sistema próximo de tutoria. O professor, coordenador de cada área, trabalha com os estudantes em experiências muito importantes para a formação dos discentes durante o período acadêmico.”

Ao todo, o programa conta com dez subprojetos compostos por 12 cursos de licenciatura da UFJF. Além dos 144 alunos, 12 professores da Universidade e 18 da Educação Básica também estão diretamente envolvidos com o projeto.

Parceria com escolas
Segundo a coordenadora das Licenciaturas e coordenadora institucional do PIbid/UFJF, Angélica Cosenza, 12 escolas de Juiz de Fora participam do programa, sendo dez estaduais e duas municipais. “É um programa muito interessante porque ele envolve a formação inicial dos nossos estudantes e a formação continuada dos professores da UFJF junto aos professores da formação básica. Essa parceria com as escolas é muito produtiva e muito bacana pra nós.”

Devido à pandemia do Covid-19, o trabalho será produzido de forma remota. Segundo Angélica, os alunos estão passando por uma formação teórica, constituindo grupos de estudo. Eles também participam de aulas e atuam na análise e produção de materiais. Os docentes participantes atuam como bolsistas.

“Ao mesmo tempo em que os professores orientam e supervisionam o trabalho desses alunos, eles se formam nesse movimento de pensar a docência na sua área específica. O projeto tem um ano e meio de duração; então certamente ainda teremos bons frutos e uma boa caminhada à frente”, explica Angélica.

Coordenação de Licenciaturas

Site do Pibid