O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) é uma das instituições participantes da 10ª edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais que será realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, com o tema “A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais”.

O evento é realizado de forma conjunta entre Associação Ponte Entre Culturas, UFJF – envolvendo os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE).

Em razão da pandemia de Covid-19, a programação será realizada integralmente por meio remoto com transmissão pelo canal do Seminário no YouTube. Doutora em Sociologia e pesquisadora de temas relacionados à migração internacional, Devani Tomaz Domingues, Técnica em Assuntos Educacionais da UFJF-GV, destaca que, embora discreta, é possível perceber alguma influência italiana em Governador Valadares.  “Como são gerações mais novas de migrantes e, geralmente de uma migração interna, a italianidade não é tão intensa quanto em outras localidades. Porém, é possível perceber alguns encontros familiares de descendentes, algum estilo arquitetônico e a religiosidade católica impregnada nessas quentes terras”.

UFJF-GV presente na programação

No total serão 14 encontros com a participação de 62 palestrantes que abordarão temas variados que abrangem as diferentes regiões de Minas Gerais.

Dentre os participantes está a professora Fernanda Alcântara, do departamento de Direito da UFJF-GV. Integrante do Comitê Científico, Fernanda estará presente na mesa “História, Genealogia e Desenvolvimento Local” ao lado do também professor do Departamento de Direito da UFJF-GV, Mário Cesar da Silva Andrade, debatendo o tema “Origens e horizontes: genealogia e direitos”. A atividade está marcada para o dia 8 de outubro, às 10h. A programação completa está disponível aqui.

Além de professores e pesquisadores brasileiros, o evento contará ainda com a participação de representantes italianos, dentre os quais Marina Sereni, vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), responsável pela apresentação que abrirá evento; e do secretário-geral do CGIE, Michele Schiavone, que abordará os trabalhos e os programas realizados pela entidade na representação da comunidade italiana no mundo todo.

Apoiadores
O Seminário conta também com o apoio institucional de Consulado da Itália, em Belo Horizonte, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Associação Ítalobrasileira San Francesco di Paola, de Juiz de Fora, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto Federal do Sul de Minas, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet/Campus Timóteo, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Comitato degli Italiani all’Estero MG (Comites MG), Ente Friulano Assistenza Emigrati (Efasce), Casa d’Italia de Barbacena, Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo de Jacutinga, Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, de Poços de Caldas, Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, Circolo Trentino de Ouro Fino, Circolo Ítalo Brasileiro de Monte Sion e Circolo Italiano di Andradas.