Projetos permanentes da Pró-reitoria de Assistência Estudantil visam oferecer apoio psicológico aos alunos da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que a pandemia de Covid-19 pode aumentar os fatores de risco para suicídio, e incentivou a discussão aberta e responsável sobre o assunto. A ideia é que, mesmo com o distanciamento físico, as pessoas permaneçam conectadas com familiares e amigos e aprendam a identificar os sinais de alerta. Para fomentar a aproximação – ainda que virtual – e oferecer apoio psicológico a estudantes, a Pró-reitoria de Apoio Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) diversificou suas iniciativas durante a suspensão das atividades presenciais, trabalhando com atendimento especializado via internet.

Plantão Psicológico
O Serviço de Psicologia da Proae é aberto a todos os estudantes da UFJF, sendo oferecido nas modalidades individual e grupal. No atendimento individual, há um espaço de acolhimento e escuta com o objetivo de refletir sobre vida acadêmica e questões afetivas e emocionais que podem ocorrer durante a experiência universitária, além do atendimento breve e do encaminhamento para outros serviços, quando necessário.

A iniciativa caracteriza-se pelo acolhimento ao estudante no momento de sua necessidade, favorecendo a melhor forma de lidar com seus recursos e limites. A partir desta escuta, questões emergentes podem ser trabalhadas, suscitando ou não um acompanhamento mais aprofundado.

Para solicitar o atendimento psicológico via Plantão, o interessado deve se dirigir aos seguintes endereços eletrônicos:

Campus Juiz de Fora:
psicologia.proae@ufjf.edu.br

Campus Governador Valadares:
Psicólogo Lucas Nápoli: 
lucas.napoli@ufjf.edu.br.
Psicóloga Alessandra Efrem: 
alessandra.efrem@ufjf.edu.br.

Os atendimentos são realizados on-line e destinados, prioritariamente, aos estudantes em situação de sofrimento psíquico decorrente da pandemia de Covid 19. “O plantão é pontual, podendo se estender por algumas sessões, de acordo com a avaliação do profissional”, explica o psicólogo da Proae, Getúlio Medeiros.

Grupo DeBoas
Para oferecer suporte aos alunos de graduação e de pós-graduação, foi lançada a primeira edição on-line do “Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade”. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de outubro, por meio de formulário eletrônico. São oferecidas 25 vagas, divididas em dois grupos. Os encontros virtuais acontecem via Skype, a partir do dia 14 de outubro, sempre às quartas-feiras, em dois horários: das 10h às 12h (grupo 1) e das 14h às 16h (grupo 2).

“Nesses encontros, trabalharemos, basicamente, com a abordagem psicoeducativa, no sentido de instrumentalizar o estudante a lidar de uma forma mais saudável com a ansiedade. Além disso, apostamos na troca de experiência entre eles. No processo grupal, isso tem uma potência terapêutica bastante interessante”, explica a coordenadora da iniciativa, a psicóloga Rosana Cognalato.

“O DeBoas já está indo para o seu sétimo semestre e a adesão ao Grupo vem sendo significativa. Não poderíamos deixar de oferecê-lo, diante de uma preocupação com a saúde mental de nossos estudantes, principalmente, nesse período histórico tão delicado”, ressalta.

Outras informações
Pró-reitoria de Assistência Estudantil