O programa “Na hora do lanche” desta semana destaca a história do Grupo Divulgação e como está lidando com a necessidade do distanciamento social. Além disso, aborda os 15 anos do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A live acontece excepcionalmente nesta quinta-feira, a partir das 15h, no perfil da UFJF no Instagram, e é apresentada pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

José Luiz Ribeiro, diretor do Divulgação, é convidado do programa e conta sobre como o grupo está se adaptando ao novo cenário dos últimos meses. “O teatro é uma arte de ‘olho no olho’ e a pandemia nos tirou essa possibilidade. Tivemos que nos reinventar através de lives onde falamos de teatro e entrevistamos companheiros. Estamos fazendo um projeto de memória”, conta.

Aniversário
A live também tem a participação do diretor do Mamm, Ricardo Cristofaro. O convidado conta um pouco da história do Museu e sobre as atividades promovidas, apontando a importância da instituição em Juiz de Fora. “O Mamm guarda uma coleção de artes visuais muito expressiva e significativa. Muito nos orgulha por ser uma das maiores coleções de arte moderna do Brasil na representação dos nomes que a compõe, e certamente uma das maiores coleções de arte moderna de Minas Gerais. Com o passar dos anos, o Museu também passou a abrigar uma coleção expandida, que diz respeito aos artistas brasileiros modernos”, ressalta. O Mamm também guarda, desde a origem, a biblioteca de obras estrangeiras que pertenceram ao poeta Murilo Mendes. 

Cristofaro ainda aponta que dentro da instituição são desenvolvidas uma série de atividades e uma programação cultural intensa. “As atividades não são apenas relacionadas às artes visuais e à literatura, suas áreas maiores. Também acontecem eventos relacionados ao cinema, à música, e, por vezes, ao teatro. É uma interação muito importante com as atividades culturais da UFJF”, explica.

O programa
Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live. O objetivo principal é apresentar ações de pesquisa e extensão da instituição. As transmissões são realizadas às sextas-feiras – com exceção desta semana, que acontece nesta quinta, 1º -, sempre às 15h, no perfil da UFJF no Instagram.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF

Twitter: @UFJF_ 

Youtube: TVUFJF